Restaurantes e motéis tentam salvar o Dia dos Namorados

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
30/05/2014 às 07:46.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:47
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Terceira data mais importante para o setor de bares e restaurantes, o Dia dos Namorados neste ano terá um concorrente de peso: a abertura da Copa do Mundo, com o jogo entre Brasil e Croácia, às 17 horas. Para que os apaixonados – por futebol e pela parceira – não ganhem cartão vermelho, empresários da gastronomia e redes de motéis resolveram antecipar a comemoração em 24 horas. Com promoções e menu especial oferecidos no dia 11, a intenção é não deixar que a celebração e os lucros fiquem para escanteio.

Segundo o presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Minas Gerais, Fernando Júnior, a ideia surgiu a partir do #movimento11, criado por uma cervejaria, e rapidamente ganhou adeptos no país e em Belo Horizonte. 

“Não queremos dividir duas paixões. Com a antecipação, esperamos dobrar o faturamento na comparação com uma terça-feira normal”, diz ele.

Criatividade

Na padaria Vianney, no Funcionários, o cardápio especial estará disponível nos dias 11 e 12. Entrada (bruschetta ou carpaccio), prato principal (rosti mineira de mandioca ou pizza gourmet), sobremesa (brownie de chocolate com sorvete) e uma garrafa de vinho tinto saem por R$ 130, para o casal. 

“A expectativa é de um movimento 40% maior sobre um dia comum”, afirma a sócia-proprietária, Isabella Carneiro Santiago. Para quem escolher passar o dia em casa, a Vianney venderá pães franceses especiais com 11% desconto. 

“São ideais para acompanhar um bom vinho”, indica. No Dias de Graças, um bistrô com toque clássico francês no Caiçara, a regra é não deixar a Copa roubar o romantismo da data. Para agradar o estômago e os ouvidos, a noite do dia 11 será embalada por música instrumental, com o show ao vivo do saxofonista Serggio Ferrera. No cardápio criado pelo chef Ronaldo Avelar, seções “para abrir o apetite”, “para beliscar”, “para satisfazer” e “para adoçar”. 

Segundo o empresário Éber Júnior, o pacote sai por R$ 199 para o casal e inclui uma garrafa de espumante. O ambiente está todo decorado com elementos românticos e velas.

O restaurante e chopperia No Arco da Lapa, no Bairro Serra, também quer bater um bolão na data. Em virtude da abertura da Copa no dia 12, a casa –que terá programação especial para transmissão dos jogos– celebrará o Dia dos Namorados apenas no dia 11 de junho. O clima romântico fica garantido pelo jantar à luz de velas e menu especial, com entrada (bruschetta de alho poró com cream cheese ou salada capresi), prato principal (salmão ao molho de maracujá, arroz piamontese com legumes salteados na manteiga ou tornedor ao molho madeira com pene aos quatro queijos ou medalhão de lombo ao molho barbecue, arroz com brócolis, farofa e legumes salteados na manteiga) e sobremesa (pudim, torta holandesa ou cheesecake de goiaba). O valor por pessoa é R$ 54,90.

O romantismo também já está no ar no restaurante italiano Provincia Di Salerno, no Santa Efigênia, do chef Remo Peluso. Os casais que comemorarem o Dia dos Namorados nos dias 10 e 11 de junho concorrem a dois jantares harmonizados no valor de R$ 260. 

Mesa e cama é a aposta dos motéis Forest Hills e Green Park. Segundo Monaline Alvarenga, responsável pelo marketing, nos dias 11 e 12 os casais serão recebidos com o Welcome Drink - uma taça de champagne. “É mais uma opção para o cliente, não só devido ao jogo do Brasil, mas para aqueles que querem antecipar a data e fugir do grande movimento”, diz. 

Comerciantes estão mais pessimistas

Enquanto restaurantes, bares e hotéis inventam maneiras de driblar a concorrência com a Copa do Mundo, no comércio o otimismo ainda não entrou em campo. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), apenas 32% dos empresários acreditam que o resultado das vendas será melhor do que o de 2013. No ano passado, a essa altura do campeonato, o índice era de 52,8%. 

Por outro lado, 29% apostam que as vendas serão piores em 2014 em relação a 2013. De acordo com 21,5% dos lojistas, o fator que deve prejudicar as vendas é a inflação. A Copa do Mundo também é vista como prejudicial para 18,7%. 

Para 24,7% dos comerciantes, o consumidor comprará presentes com tíquete médio de R$ 75 a R$ 100. Em 2013, os casais foram bem mais generosos, com desembolso entre R$ 100 e R$ 150. 

Voo baixo

Segundo a economista da CDL-BH, Ana Paula Bastos, a estimativa para o Dia dos Namorados é de crescimento de 1% a 2,5% em relação ao ano passado. Mas o índice ainda pode ser revisado, dependendo do comportamento do consumidor apaixonado. 

“Sem dúvida, se esse patamar se mantiver, será o menor percentual de crescimento (de vendas) em muitos anos”, afirma.

Depois de amargar resultados desanimadores nas vendas de Páscoa e do Dia das Mães, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) esperam para o varejo um fraco resultado no Dia dos Namorados. 

 

A projeção é de um tímido crescimento de 1% para a data, em relação a 2013. “Caso essa previsão se confirme, será o pior resultado dos últimos cinco anos”, lamenta a economista-chefe do SPC Brasil, Luiza Rodrigues.

Movimento foi planejado por publicitários

O #Movimento11 (www.movimento11.com.br) foi lançado pela Brahma. A campanha, desenvolvida pela agência Africa, faz parte das ações da cervejaria para a Copa do Mundo no Brasil. 

O projeto, cuja bandeira é antecipar a comemoração do Dia dos Namorados e equilibrar as emoções entre casais apaixonados e torcedores da Seleção Brasileira, ganhou a adesão de grandes redes comerciais, entre elas Lojas Marisa, Centauro, Boticário, ABMotéis, Guia dos motéis e Flores on line, além de bares e restaurantes país afora.


 

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