Sebrae investe R$ 1,6 milhão na criatividade dos mineiros

Renato Fonseca - Hoje em Dia
18/01/2014 às 10:03.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:25
 (Economia Criativa_Sebrae_Luiz Costa_Hoje em Dia)

(Economia Criativa_Sebrae_Luiz Costa_Hoje em Dia)

O Sebrae Minas vai investir R$ 1,6 milhão em cinco projetos que visam estimular o desenvolvimento da chamada “economia criativa” – termo utilizado para definir atividades como artes, jogos eletrônicos e design, que têm a criatividade como principal ativo de seus negócios. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17) durante a inauguração do Horizonte Sebrae, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Duas empreitadas terão continuidade: o projeto “Audiovisual”, voltado para a área do cinema e desenvolvido em Cataguases, na Zona da Mata, e o “Horizonte Criativo”, feito na Grande BH desde 2010, específico a profissionais da música. Entre as novas propostas haverá o estimulo a atividades culturais em São João del-Rei e Coronel Fabriciano. Já em Viçosa, Juiz de Fora e Ouro Preto o foco será a formação de redes digitais.

“Nosso objetivo é consolidar a economia criativa nesses locais. Cursos, consultorias e vários trabalhos que possam impulsionar o desenvolvimento territorial serão oferecidos”, afirma a coordenadora do Núcleo de Economia Criativa do Sebrae, Regina Faria.

Regina, que também é a gestora da Casa da Economia Criativa, disse que o recém-inaugurado espaço também estará interligado com os novos projetos. “É um espaço para formarmos redes, atender ao setor, que é formado, principalmente, por micros e pequenas empresas. Pioneiro no país, o local servirá de base para qualificar os negócios, pois a maioria é formada por profissionais informais”, diz Regina.

Na próxima segunda-feira (20) começa o atendimento em Belo Horizonte. A programação ainda não está definida, mas cursos e palestras fixos de temas variados serão oferecidos aos empreendedores que atuam no mercado dos setores criativos. Segundo Regina Faria, é a chance de desenvolver a sustentabilidade dos negócios e profissionalizar a gestão.

“O trabalho não será feito apenas pelo Sebrae. Nossas atividades serão desenvolvidas em parceria com o com o governo do Estado”, acrescenta a coordenadora do Núcleo de Economia Criativa. A Casa Horizonte Sebrae fica na rua Santa Rita Durão 1.275, no bairro Funcionários. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. Informações pelo telefone: (31) 3285-2622.

ONU divide o setor em 4 categorias

Um relatório feito pela ONU divide a economia criativa em patrimônio/sítios culturais (arqueológicos, museus, bibliotecas e galerias); artes (pintura, escultura e fotografia) e artes performáticas (teatro, música, circo e dança); mídias/publicações (livros, jornais e revistas) e audiovisual (cinema, televisão e rádio); e criações funcionais/design (interior, gráfico, moda, joias e brinquedos).

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por