Serviços são destaque na alta do PIB no 2º tri, diz IBGE

Daniela Amorim, Fernanda Nunes e Mariana Durão
31/08/2012 às 11:15.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:54

Embora o setor agropecuário tenha apresentado o maior crescimento porcentual no âmbito do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2012, de 4,9% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o peso desse segmento no valor adicionado total é bem menor do que o da indústria e o do setor de serviços, fiz a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economista Rebeca de La Rocque Palis. Com isso, o setor que mais influenciou na expansão de 0,4% do PIB, na mesma base de comparação, foi o de serviços, que subiu 0,7% entre abril e junho de 2012, ante os três primeiros meses deste ano.

Na composição do PIB, a indústria representa 27% do valor adicionado total, os serviços, 67% e a agropecuária, apenas 5,5%. Especificamente a indústria de transformação tem peso de 14,6% e responde por 53% da indústria total.

A economista do IBGE ressaltou algumas mudanças no setor agrícola que explicam o resultado da agropecuária na passagem do primeiro para o segundo trimestre deste ano. "Sempre medimos as culturas com safra importante no trimestre. Algumas culturas estão sofrendo com a quebra de safra por causa do clima, como a soja. O café terá safra altíssima neste ano e ajudou a puxar o resultado da agropecuária. O café foi o diferencial do resultado do setor na passagem dos trimestres", disse Rebeca.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por