O setor privado norte-americano criou 158 mil empregos em outubro, em base sazonalmente ajustada, segundo o relatório da ADP. O número é considerado um indicador sobre a tendência do relatório do mercado de trabalho do governo dos Estados Unidos (payroll), que engloba também dados do setor público e será divulgado amanhã.
A ADP agora elabora seu relatório em parceria com a Moody's Analytics, e não mais com a Macroeconomic Advisers, e informou que utilizou cálculos mais amplos para determinar seus números. A ADP tem sofrido diversas críticas nos últimos meses por seu relatório não ser um indicador confiável para o payroll.
Em setembro, o relatório tinha mostrado a criação de 88 mil novas vagas, de acordo com a nova metodologia. Na antiga metodologia, o número tinha sido de 162 mil empregos.
Mark Zandi, economista-chefe da Moody's Analytics, disse em comunicado que as empresas estão contratando consistentemente.
"A criação de vagas em outubro está em linha com a média mensal dos últimos dois anos, com um crescimento resistente - mas não espetacular - na maioria dos setores e em empresas de todos os tamanhos. As companhias se tornaram mais cautelosas nos últimos meses, mas isso ainda não impactou nas suas decisões de contratação e demissão", disse. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br