Startup Hotmart, criada em ‘San Pedro Valley’, projeta crescimento de 100% em 2016

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
16/10/2016 às 13:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:14
 (FLÁVIO TAVARES)

(FLÁVIO TAVARES)

Em pouco mais de cinco anos, a Hotmart, fundada por João Pedro Resende e Mateus Bicalho, no bairro São Pedro, em Belo Horizonte, já se tornou referência no mercado de venda de produtos digitais na América Latina. Com crescimento de 100% desde 2011, os sócios almejam a mesma projeção para 2016, um negócio em plena expansão. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em 2015, o mercado cresceu 38% em Minas Gerais, enquanto no Brasil foi de 30%.

E esse modelo de comércio digital ganhou em Belo Horizonte ponto certo para prosperar. Por causa da instalação de várias empresas do ramo em um mesmo lugar, o bairro São Pedro já é carinhosamente chamado de San Pedro Valley, em referência ao Vale do Silício, no estado da Califórnia, nos EUA – maior celeiro de startups do mundo.

Pelas contas da Abstartups, Minas tem 362 empreendimentos dessa natureza, das 4.189 startups do Brasil. O estado é o segundo maior polo do Brasil, só perdendo para São Paulo, que tem mais de mil modelos de negócio deste tipo. A expectativa da associação é que, em 2016, o crescimento de novos negócios seja de 30%, com Minas novamente superando a média nacional.

Quando começou a trabalhar com marketing digital, em 2006, João Pedro conta que as pessoas ainda não confiavam no modelo de venda de livros pela plataforma digital. Formado em Ciência da Computação pela PUC-MG, o empresário escreveu em 2007 um livro sobre geração de tráfego na internet. Anos mais tarde, decidiu empreender na venda de produtos online. “Pedi demissão do meu emprego e fui à luta. Junto com meu sócio, Mateus, resolvemos criar esse modelo multidisciplinar de negócios”, diz ele.

“Uma ideia na cabeça"

Quatro meses após a criação da Hotmart, João Pedro ganhou a competição “Sua Ideia Vale 1 Milhão”, criada pelo Buscapé. O prêmio – de R$ 300 mil – foi usado em novos investimentos para a empresa, que não parou mais de crescer. Hoje, são 172 funcionários e, além de Belo Horizonte, há vendedores na Itália, França, Espanha. “O próximo passo é empreender na América Latina, em mercados como México, Argentina e Peru”, complementa.
A empresa trabalha com venda e divulgação de produtos online. Quem fica indeciso sobre qual modelo certo de negócio a divulgar, é oferecido um curso gratuito de marketing digital.

“BH tem um polo de tecnologia quente e muitas empresas estão em plena contratação. Temos 170 funcionários e esperamos fechar o ano com 200”João Pedro ResendeFundador Hotmart

 Mercado de e-commerce deve crescer 25% neste ano

O segmento de vendas pela internet, mais conhecido como e-commerce, cresceu cerca de 15% no Brasil em 2015 em relação ao ano anterior, de acordo com dados da E-bit. Desde 2012, os números nunca apresentaram recessão.

João Pedro Resende, sócio da Hotmart, estima que o mercado de e-commerce deve crescer, em média, 25% neste ano. A empresa comandada por ele e pelo  sócio Mateus Bicalho já tem mais de 3 milhões de compradores pelo mundo. São mais de 50 mil produtos disponibilizados. Os artigos mais procurados são os relacionados a carreira, negócios e ao mercado fitness. O modelo criado pelos dois dá a possibilidade do empresário vender seu produto ou utilizar os parceiros do site para impulsionar suas vendas.

“Minas é um estado muito grande que tem se mostrado bastante aberto a novas tecnologias. Mas ainda temos carência no mercado de bons profissionais de Tecnologia da Informação, Engenharia de Software e aqueles que ocupam altos cargos no ramo financeiro”, pontua o empresário mineiro. Ainda neste ano, Resende pretende contratar 30 profissionais em algumas destas áreas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por