TAM muda regras para milhagem; Gol, para remarcações

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
22/03/2013 às 10:06.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:08
 (Gol)

(Gol)

A TAM Linhas Aéreas vai promover, a partir do dia 1º de junho, mudanças no seu programa para passageiros frequentes, o TAM Fidelidade. A má notícia para o consumidor é a exigência de mais pontos para resgate de passagens nacionais e internacionais.

O lado bom é o aumento do prazo antes do voo para trocar os pontos por bilhetes, o que facilita o planejamento da viagem e amplia a disponibilidade de assentos. Outras alterações são a criação de perfis de bilhetes com regras diferenciadas e a reestruturação nas regras de reembolso.

Para viajar de Belo Horizonte para Santiago do Chile, por exemplo, serão necessários até 15 mil pontos no resgate clássico, quando se utiliza a quantidade padrão de pontos. Hoje, o trecho consome, no máximo, 10 mil. A companhia anunciou ainda uma nova tabela de resgates para voos em alianças, passando o valor mínimo para viagens internacionais para 25 mil pontos e nacionais para 5 mil.

“Os regulamentos mudaram muito ao longo do tempo, no geral, piorando o lado do consumidor”, diz a coordenadora da Associação de Defesa dos Consumidores (Proteste), Maria Inês Dolci. Para ela, as empresas não deveriam modificar os contratos unilateralmente, uma vez que os programas de milhagem não são um benefício.

“As pessoas acham que é um bônus dado pelas empresas, mas elas pagam por isso. Os pontos decorrem dos gastos que elas fazem com passagens naquela empresa. É uma forma de usufruir daquilo que elas já pagaram”, diz.

Remarcações

A partir de junho, a remarcação passará a ser cobrada em dinheiro. Na categoria Promo, são R$ 100 se o cliente entrar em contato com a empresa antes da viagem. Em caso de remarcação após a data do embarque, o preço decola: R$ 150.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por