SÃO PAULO - O número de tentativas de fraude contra o consumidor com uso de dados pessoais atingiu 2,14 milhões em 2012, segundo levantamento feito pela Serasa Experian.
O dado corresponde a uma tentativa de golpe a cada 14,8 segundo e reflete um crescimento de 9,18% sobre 2011, quando foram registradas 1,96 milhão de tentativas, e de 14,44% sobre 2010, com 1,87 milhão.
O setor que mais sofreu tentativas de fraude foi o de telefonia, com cerca de 750 mil casos registrados, 35% do total. Em 2011, o índice foi de 26%.
O setor de serviços, que liderou o ranking nos anos anteriores com 34% em 2011 e 31% em 2010, ficou próximo, também com 35% dos casos.
Já as tentativas de fraude em bancos sofreram queda, de 26% em 2011 para 18% no ano passado. O motivo apontado é a redução na procura de crédito e o crescimento dos outros setores pesquisados.
Internet
Segundo a Serasa Experian, um dos fatores para o aumento de golpes é o fornecimento de dados pessoais na internet, com a popularização da rede e do uso de mídias sociais. O risco de ser vítima de uma fraude pode dobrar para o consumidor que teve um documento pessoal como RG ou CPF roubado.
Os principais golpes aplicados são a solicitação de emissão de cartões de crédito, o financiamento de produtos eletrônicos em lojas de varejo, compra de automóveis e celulares e a abertura de contas em bancos.
Para evitar as fraudes, recomenda-se não fornecer dados pessoais para pessoas estranhas, em pesquisas ou promoções, em sites que não sejam de confiança e nas redes sociais. Também é importante manter o antivírus atualizado para evitar o roubo de dados do computador.
O levantamento é feito com base nas consultas de CPFs da Serasa Experian.