Agronegócio

Teve a lavoura destruída pela chuva de granizo? Veja como buscar socorro financeiro

Janaína Fonseca
jmaria@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/11/2022 às 17:00.
 (Emater-MG/Divulgação)

(Emater-MG/Divulgação)

Os agricultores mineiros que tiveram as lavouras afetadas pelos temporais de granizo que atingiram várias regiões do Estado no início deste mês e também em outubro podem recorrer ao seguro do Proagro e do Proagro Mais.

De acordo com a Emater-MG, esse benefício é válido para os produtores que obtiveram crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Eles devem procurar as instituições financeiras onde contratam o crédito.

O produtor deve comunicar as perdas ao agente financeiro, o mais rápido possível, para a indicação de um profissional para a vistoria da área afetada. A cobertura do seguro do Pronaf vale para contratos de crédito rural renovados a partir de 1º de julho deste ano (safra 2022/2023).

A empresa também alerta para que os agricultores evitem qualquer atitude precipitada. Muitas áreas atingidas poderão ser recuperadas. Além disso, o tratamento feito nas lavouras vai depender do tipo de cultura. Por isso, o recomendado é procurar assistência técnica especializada.

Reunião de emergência
Nesta sexta-feira (11), foi realizada uma reunião de emergência em Alfenas, no Sul de Minas, para avaliar os danos e o que poderá ser feito. O encontro foi organizado pela Frente Parlamentar do Café e o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas (Concafé) e contou com a presença do presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

O evento contou também com a presença de técnicos da empresa aptos a orientar os produtores prejudicados na elaboração dos laudos, documento fundamental para solicitar crédito, prorrogação de débitos e outros benefícios.

Leia Mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por