(Rodrigo rosenthal / divulgação)
A TIM está de cara nova. A operadora, que detém 24,8% do mercado mineiro e 26,09% do nacional, mudou a logo e está revisando sua posição no mercado. Firmar parceria com OTTs (serviços que o consumidor utiliza pela internet, mas não é fornecido pelo provedor) está entre as novas estratégias. O Uber é a primeira OTT parceira da TIM nessa nova fase. A operadora manteve as cores azul e vermelho na marca.
Segundo o presidente da companhia, Rodrigo Abreu, melhorar a experiência do usuário é a nova aposta da TIM. “Fazemos diferente ao encarar o mercado e o ambiente de uma nova forma, nos ajustando ao comportamento do consumidor de telecomunicações no Brasil”, comenta o executivo.
E é aí que entra a parceria com o Uber. As vantagens oferecidas pelo serviço que conecta motoristas e usuários aos clientes da tele serão apresentadas em maio. Mas a expectativa, não confirmada pela operadora, é a de que o app não consuma dados da franquia de internet, como já acontece com o Whatsapp. Promoções exclusivas também são esperadas para os clientes da TIM.
“Temos firmado parcerias com os OTTs para criação de valor ao consumidor. A parceria com a Uber traz benefícios para nossos clientes e reforça nossa posição de proximidade com as empresas de serviços na internet, ajudando na expansão de mais uma inovação do mercado”, afirma Flavio Lang, diretor de VAS e Handsets da TIM Brasil.
Para o Uber, o convênio também é vantajoso, já que amplia o número de usuário. “Junto com a TIM, acreditamos que será possível oferecer a ainda mais pessoas outra opção para se movimentar pela cidade”, comenta Gui Telles, GM da Uber no Brasil. Atualmente, 10 mil motoristas estão cadastrados em 10 cidades do Brasil.
Setor
A TIM é a segunda maior operadora de telefonia móvel do país, com 66,3 milhões de linhas ativas ao final de 2015, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A primeira é a Vivo, com 73,3 milhões de linhas.