UE libera € 1 bi do programa de ajuda à Grécia

Agencia Estado
17/12/2013 às 14:39.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:51

O Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças dos países da zona do euro, aprovaram o repasse de 1 bilhão de euros para a Grécia. Essa parcela do pacote internacional de ajuda à Grécia estava sendo retida há alguns meses, enquanto os credores revisavam o cumprimento, pelo país, das condições impostas para a concessão do segundo programa de assistência financeira.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijseelbloem, os ministros europeus agora estão satisfeitos com o cumprimento das exigências. Metade dos recursos virá da linha de crédito emergencial europeia e a outra metade dos lucros que os bancos centrais dos países da zona do euro apuraram sobre suas posições em bônus da dívida grega, adquiridos em 2012 sob o programa de estabilização dos mercados.

Outros 4,9 bilhões de euros em ajuda para a Grécia estão retidos por causa de divergências sobre os planos de gastos do governo do país para os próximos anos e sobre a reestruturação de estatais gregas. Técnicos da troica (formada por FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) vão a Atenas em janeiro para fazer a quarta revisão do cumprimento dos termos do acordo de ajuda.

"Tenho a confiança de que as autoridades gregas vão concluir rapidamente suas discussões com as instituições da troica, de modo a permitir a conclusão da revisão atual do programa de ajuste econômico do país", disse Dijsselbloem. Fonte: Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por