União bancária deve lidar com liquidação, diz Rajoy

Agência Estado
02/09/2012 às 11:51.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:57

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, disse neste domingo (2) ao jornal local ABC que uma união bancária na zona do euro deve incluir ferramentas para lidar com a liquidação ou reestruturação de instituições falidas.

A Espanha busca apoio para a implementação de uma união bancária assim que possível e está fazendo esforços diplomáticos para alcançar um acordo no bloco em dezembro. A medida é importante para o país porque o governo continua buscando ajuda para os bancos espanhóis na União Europeia até a implementação da união bancária.

Ao mesmo tempo, a liquidação ou reestruturação ordenada de bancos falidos continua um problema em alguns países como a própria Espanha devido a complicações legais. Rajoy disse que união também precisa incluir um supervisor comum - provavelmente o Banco Centro Europeu, que expressou relutância em assumir esse papel - e um fundo da zona do euro para garantir depósitos bancários no varejo.

Todos esses pontos, disse o premiê, estão mencionados na proposta da Espanha para a união fiscal e bancária enviada ao presidente da UE, Herman Van Rompuy. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por