Vale suspende projeto de potássio Rio Colorado na Argentina

AFP
11/03/2013 às 16:47.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:47

RIO DE JANEIRO - A Vale anunciou nesta segunda-feira (11) que suspendeu o projeto Rio Colorado na província argentina de Mendoza (oeste), de quase 6 bilhões de dólares, que transformaria a Argentina em um dos maiores produtores de potássio do mundo.

A mineradora, principal produtora mundial de minério de ferro, já havia paralisado o projeto em dezembro, a espera de que o governo argentino lhe concedesse benefícios fiscais e cambiais para o projeto.

A Vale informou ao governo argentino "que está suspendendo a implantação do projeto Rio Colorado, considerando que no contexto macroeconômico atual os fundamentos econômicos do projeto não estão alinhados com o compromisso da Vale de disciplina no destino do capital e de geração de valor", informou a empresa em um breve comunicado.

A empresa reduziu seus investimentos recentemente por causa do preço desta matéria prima, que a afetou seriamente. Também está preocupada com a deterioração econômica na Argentina, onde a inflação foi de 25% em 2012, segundo estimativas de consultoras privadas (e de 10,8% segundo o governo).

Contudo, a empresa não descarta retomar o projeto mais adiante.

A Vale afirma que já investiu 1,8 bilhão de dólares no projeto de extração, industrialização e distribuição de cloreto de potássio, utilizado para fabricar fertilizantes, e que completou 40% das obras previstas.

O potássio seria destinado ao Brasil, que importa 90% de sua demanda anual de fertilizantes.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por