Venda de veículos sobe 4,6% no primeiro semestre e setor amplia projeção para 2013

Bruno Porto* - Hoje em Dia
03/07/2013 às 06:58.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:42

As vendas de automóveis e comerciais leves foram 4,6% maiores no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

O bom desempenho culminou em revisão para cima da projeção de crescimento do setor neste ano pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e pela consultoria MB Associados. A alta de 2,6% para o ano foi reajustada para avanço de 3,3%.

Especialistas apontam que a baixa motorização do país abre espaço para crescimento nos próximos anos. No Brasil o indicador de motorização é de 5,5 habitantes por veículo, enquanto na Europa a média é de 1,9 e nos Estados Unidos, 1,6.

De janeiro a junho, foram contabilizados 1,707 milhão de emplacamentos de automóveis e comerciais leves no mercado nacional contra 1,632 milhão da primeira metade de 2012.

A alta no acumulado do ano ocorre mesmo após queda de 11% nas vendas de junho deste ano ante o mesmo mês do ano passado. Junho do ano passado foi o primeiro mês cheio com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis. A medida é temporária, mas foi prorrogada até o final de 2013.

O professor do Lean Institute Brasil e especialista no setor automotivo José Roberto Ferro avalia que a alta na comercialização este ano deverá ficar abaixo de 3%, mas confia em manutenção do crescimento nos próximos anos.

“Os benefícios fiscais concedidos pelo governo impulsionaram lançamentos e a troca de veículos, o que aqueceu o mercado. Nos próximos meses, em virtude da alta dos juros, acho que haverá queda de vendas, mas ainda assim o setor fechará o ano em crescimento, abaixo de 3%. O cenário de longo prazo é positivo porque há baixa motorização no país, deixando grande espaço para crescer”, disse.

Ele ainda destacou os altos índices de emprego como fundamentais para impulsionar a comercialização.

Venda diária

A média de vendas diárias de automóveis e comerciais leves cresceu 5,8% no mês passado, ante maio, saltando de 14.314 unidades para 15.145. O mercado total – automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus – deve encerrar 2013 com 3,939 milhões de unidades emplacadas, alta de 3,62% sobre 2012, ante uma previsão anterior de crescimento de 3,15%.

Leia mais na http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/login/93

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por