Vietnã detecta nova estirpe do vírus da gripe aviária

Leticia Gomes Pakulski
07/09/2012 às 11:33.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:05

Uma nova estirpe altamente tóxica do vírus da gripe aviária apareceu no Vietnã e está se espalhando rapidamente, de acordo com notícias veiculadas na mídia estatal do país. A estirpe parece ser uma mutação do vírus H5N1, que dizimou o plantel de aves do país no ano passado, forçando o abate em massa de aves nas áreas afetadas, de acordo com autoridades agrícolas.

O novo vírus "está se espalhando rapidamente e esta é a grande preocupação do governo no momento", disse o vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Diep Kinh Tan, de acordo com o jornal online VietnamNet. Especialistas citados na reportagem destacaram que o novo vírus surgiu em julho e se espalhou pelas regiões norte e central do Vietnã em agosto. Surtos foram detectados em seis províncias até agora e cerca de 180 mil aves foram sacrificadas, de acordo com o departamento de Saúde Animal vietnamita.

O Centro de Diagnóstico Veterinário do país informou que o vírus parece semelhante às cepas padrão da gripe aviária, só que mais tóxico. Conforme o jornal, o centro irá testar o quanto as vacinas já existentes podem proteger os seres humanos da mutação do vírus. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por