Leilão em setembro

Edital para concessão de quase 600 km da BR-040, entre BH e Cristalina (GO), é aprovado pela ANTT

O documento será publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
29/05/2024 às 18:41.
Atualizado em 29/05/2024 às 19:01
 (Google Street View/Reprodução)

(Google Street View/Reprodução)

O edital de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte e a cidade goiana de Cristalina, foi aprovado nesta quarta-feira (29) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A previsão é que R$ 12 bilhões sejam investidos ao longo dos 30 anos no trecho de 594,8 Km. O documento será publicado no Diário Oficial da União (DOU) da próxima na segunda-feira (3), com previsão de leilão para 26 de setembro.

O primeiro trecho da BR-040, entre BH e Juiz de Fora, foi leiloado em abril.

Conforme a ANTT, estão previstas a duplicação de 9,9 km e a implantação de faixas adicionais em 342 km. Outras melhorias que devem ocorrer são a criação de 61,6 km de vias marginais, obras de correção do traçado, cinco passagens subterrâneas e 34 passarelas.

Além disso, também faz parte do planejamento a instalação de 272 pontos de ônibus, 18 passagens de fauna e dois pontos de parada e descanso (PPD) para os transportadores de carga.

O critério do leilão será o maior desconto tarifário, com a necessidade de aportes de recursos para descontos superiores a 18% da tarifa, assegurando a viabilidade econômica do projeto, conforme a ANTT.

A aprovação do edital é o segundo passo para resolver a administração de um trecho rodoviário atualmente concedido a outra empresa e em processo de devolução. A BR-040 entre BH e Cristalina é hoje gerida pela Via 040, que se limita à manutenção e operação essencial da rodovia. 

A nova concessionária deverá realizar melhorias emergenciais no primeiro ano, incluindo a correção de pavimento, eliminação de buracos e recomposição da sinalização. Tecnologias também devem ser implantadas, Dentre as novidades previstas, está a instalação de um sistema avançado de monitoramento, incluindo 228 câmeras, 20 delas dedicadas às passarelas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por