Previsão é que as obras durem praticamente um ano
Segundo a PBH, não será necessária qualquer ação de desapropriação de terreno (Divulgação / PBH)
Foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (12) o edital para contratação de empresa responsável pelas obras de revitalização de 4,94 quilômetros da Avenida Afonso Pena - uma das medidas estabelecidas pelo programa de requalificação do hipercentro de Belo Horizonte.
As propostas podem ser entregues até as 13h59 do próximo dia 27 e, de acordo com a prefeitura da capital, a previsão é que as obras durem 360 dias, contados da emissão da Ordem de Serviço.
Com a previsão de gastar até R$ 28,8 milhões, a Prefeitura planeja requalificar a mobilidade da Afonso Pena, uma das principais vias da cidade. O projeto prevê a implantação de faixas para o transporte coletivo e ciclovia com adequação de geometria, fresagem e recapeamento de asfalto, sinalizações vertical e horizontal, mobiliário urbano e paisagismo, incluindo sistema de irrigação. Os trabalhos serão fiscalizados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Os serviços serão executados na Afonso Pena entre Rua Curitiba e Avenida Bandeirantes; Avenida Getúlio Vargas entre Rua Gonçalves Dias e Avenida Afonso Pena; Rua Curitiba entre Afonso Pena e Santos Dumont; Rua Cláudio Manoel entre Rua Piauí e Afonso Pena; e Rua Piauí entre Av. Getúlio Vargas e Rua Cláudio Manoel. Não será necessária qualquer ação de desapropriação de terreno.
Intervenções previstas:
- Implantação de faixa exclusiva para ônibus durante todo o dia, entre a Rua dos Caetés e Avenida Getúlio Vargas, no sentido Centro – Bairro; e entre a Rua Professor Moraes e Rua dos Caetés, no sentido Bairro – Centro.
- Faixa preferencial para ônibus durante todo o dia, para o restante do trecho, até a Praça da Bandeira;
- Traçado de ciclovia em toda a extensão da Afonso Pena, no canteiro central, alargando-o e redistribuindo as faixas de rolamento.
Estacionamento
Em razão da implantação da faixa exclusiva de ônibus, haverá adequação no estacionamento de veículos. No primeiro trecho da via (onde haverá faixa exclusiva) será mantido, onde for possível, apenas os estacionamentos para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), idosos, pontos de táxi e veículos oficiais. Para a carga e descarga será proposta alteração nos horários permitidos para sua operação. As demais vagas serão suprimidas neste trecho, para viabilizar a operação da faixa exclusiva de ônibus.
No segundo trecho, que terá faixa preferencial para ônibus, também não será possível manter as vagas de estacionamento em todo trecho, em razão da adequação da caixa viária, comportando a faixa preferencial de ônibus e a ciclovia. As vagas de carga e descarga irão funcionar no período noturno.
“As obras na Afonso Pena são mais uma etapa do Projeto de Requalificação do Centro, o Centro de Todo Mundo. A avenida que é uma das mais emblemáticas da nossa cidade vai ganhar em mobilidade e beleza. A Afonso Pena terá faixas exclusivas para o transporte público, agilizando o percurso para quem anda de ônibus, trazendo segurança para quem se desloca a pé ou de bicicleta, nova sinalização e um belo projeto paisagístico”, diz o prefeito Fuad Noman.