Candidatos com solicitação indeferida que não concordarem com a decisão podem entrar com recurso de 8 a 12 de setembro
Em maio deste ano, estudantes do ensino médio estiveram no campus Pampulha para conhecer os cursos oferecidos pela UFMG (Jebs Lima | UFMG)
O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o primeiro vestibular seriado da UFMG foram publicados nesta sexta-feira (5). Ao todo, 17.130 candidatos tiveram a solicitação aceita. Outros 1.793 requerimentos foram indeferidos. A lista completa pode ser acessada neste link.
Quem teve o pedido negado pode entrar com recurso a partir da próxima segunda-feira (8). O prazo segue até sexta (12). É preciso acessar a área do candidato, onde estão também as justificativas de indeferimento. A resposta estará disponível a partir de 17 de setembro.
Segundo a UFMG, foi concedida isenção integral ao estudante inscrito no CadÚnico e parcial (50%) ao que esteja cursando ou que tenha concluído o ensino médio em escola da rede pública, e também àqueles que são ou foram bolsistas integrais de instituições privadas.
Candidatos contemplados com isenção integral não precisam tomar nenhuma providência. Os que receberam isenção parcial devem emitir, já a partir desta sexta-feira (5), o boleto atualizado, acessível também na área do candidato.
As inscrições, no valor de R$ 150, podem ser feitas até 19 de setembro, por meio de sistema online no site da Diretoria de Processos Seletivos da UFMG (Copeve).
A partir deste ano, a UFMG vai adotar um processo seletivo seriado, avaliação que funcionará em paralelo ao atual ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na prática, os candidatos farão três provas em três anos, relativos a cada uma das séries do Ensino Médio.
As provas do primeiro ciclo vão ser aplicadas em 14 de dezembro. O processo será feito em 2025, 2026 e 2027, com uma etapa de avaliação a cada ano. Assim, os primeiros estudantes a entrar na UFMG por essa porta iniciarão a trajetória acadêmica em 2028.
Leia mais: