FORMAÇÃO TECNOLÓGICA

Ambev e Movimento Black Money oferecem 20 mil bolsas de estudo para jovens negros

Cursos online são destinados ao conhecimento do mundo digital em áreas como Tech e Inteligência Artificial

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/10/2024 às 19:14.
Objetivo da iniciativa é incluir jovens negros no mercado de trabalho por meio da formação tecnológica (Ambev/ Divulgação)

Objetivo da iniciativa é incluir jovens negros no mercado de trabalho por meio da formação tecnológica (Ambev/ Divulgação)

Vinte mil jovens negros terão a chance de fazer cursos online gratuitos nas áreas de Marketing Digital, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Venda B2B e Transformação Digital por meio de um programa de bolsa de estudos oferecido numa parceria entre o Bora, hub de inclusão produtiva da Ambev, e o Movimento Black Money.

As inscrições, também gratuitas, são feitas pela plataforma voltada para pessoas negras Afreektech e valem para moradores de todo o país. As aulas são online para garantir a flexibilidade dos alunos e abrangem trilhas diversas que preparam o público para oportunidades por meio de vídeo-aulas, quizzes, materiais de apoio e projetos. O objetivo é incluir jovens negros no mercado de trabalho por meio da formação tecnológica. 

Após o curso, os participantes receberão certificados de conclusão e terão acesso ao banco de vagas do Movimento Black Money, do Movimento pela Equidade Racial, o MOVER e da 1MIO, aumentando as oportunidades de ingressarem no mercado de trabalho.

Além das trilhas de conhecimento, os alunos da iniciativa podem se inscrever no Inovahack, um evento especial destinado aos jovens que queiram colocar em prática suas qualificações e concorrer a prêmios em dinheiro.

O Inovahack será realizado em novembro, em Salvador, e reunirá 150 jovens, que terão a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos em Tecnologia e concorrer a prêmios que somam mais de R$ 20 mil. As inscrições para o Inovahack podem ser feitas pelo site.

“A inclusão produtiva e digital de jovens negros é crucial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Representando 56% da população brasileira, essa parcela significativa enfrenta barreiras no acesso à educação tecnológica, impactando diretamente suas oportunidades profissionais e a geração de renda. A superação desse desafio demanda investimentos em capacitação e políticas públicas eficazes que promovam a inclusão digital. Ao garantir o acesso à tecnologia e ao letramento digital, empoderamos jovens negros a ocuparem espaços na economia digital, fomentando a inovação e impulsionando o crescimento do país de forma justa e equitativa.” diz Alan Soares, fundador do Movimento Black Money.

"Com o apoio dos nossos parceiros, estamos mostrando que a inclusão produtiva impacta no crescimento econômico das pessoas. Nosso principal objetivo com a parceria é ampliar as oportunidades genuínas para todos, para que elas mudem suas realidades e passem a ter autonomia e independência financeira para prosperarem em suas carreiras", comenta Carlos Pignatari, diretor de Impacto Social da Ambev.

Uma jornada de impacto

Nos últimos dois anos, o hub de inclusão produtiva da Ambev, o Bora, que tem a ambição de impactar 5 milhões de pessoas até 2032, gerou aos brasileiros mais de R$ 620 milhões em renda indireta. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar novas oportunidades de trabalho, de profissionalização e conexões entre quem busca emprego e quem quer contratar. Até o momento, são mais de 40 projetos, com mais de 500 mil pessoas impactadas.

Em 2024, o projeto deu um novo passo rumo à ambição e agora conta com o apoio de empresas parceiras para expansão do projeto. Afreektech, Generation Brazil, Catho e Santander são algumas das mais de 30 empresas parceiras que fazem parte dessa jornada.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por