(Lucas Braga / UFMG)
A UFMG foi obrigada a reconfigurar o calendário acadêmico para 2023. A mudança, segundo a instituição, se deve a atrasos na divulgação dos prazos relacionados ao sistema de seleção para ingresso nas universidades federais, a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.
As aulas dos calouros de graduação, no primeiro período letivo, terão início em 20 de março. Para os veteranos, está mantida a data de 6 de março.
O calendário teve de ser modificado também em outros pontos. O último dia letivo do primeiro período passou de 7 para 14 de julho. O segundo período terá início em 12 de agosto e será concluído no dia 16 de dezembro – essa última data continua como estabelecido no calendário divulgado anteriormente à comunidade da UFMG.
O calendário de 2023 foi publicado em outubro, conforme normas da instituição. No entanto, no final de novembro de 2022, o Inep informou que os resultados do Enem, que normalmente são divulgados em janeiro, seriam conhecidos apenas em 13 de fevereiro, o que levaria a publicação dos resultados do Sisu para 7 de março, um atraso significativo na comparação com os anos anteriores.
* Com informações da UFMG
Leia mais: