ORGULHO!

Estudante de Montes Claros vai representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia

Único representante do Estado na delegação brasileira participa da final nas Filipinas

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
07/07/2025 às 18:13.
Atualizado em 07/07/2025 às 18:18
Estudante já realizou treinamento intensivo no Instituto Butantan como parte da preparação para a competição internacional (divulgação)

Estudante já realizou treinamento intensivo no Instituto Butantan como parte da preparação para a competição internacional (divulgação)

Aluno do 3º ano do Ensino Médio em Montes Claros, no Norte de Minas, o estudante Marcos Paulo Gonçalves Santos, de 17 anos, será o único mineiro na delegação brasileira que participará da 36ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO 2025). O evento acontece de 20 a 27 de julho, em Quezon City, nas Filipinas, reunindo mais de 300 jovens talentos de cerca de 80 países.

Marcos integra o seleto grupo de quatro estudantes brasileiros – três participantes são de escolas paulistas - selecionados para a competição. A Olimpíada é considerada a maior competição científica do mundo na área. Países como China, Rússia, Irã, Arábia Saudita e Estados Unidos tradicionalmente dominam o ranking por contarem com estruturas avançadas de formação científica. 

A seleção dos brasileiros é feita a partir do desempenho na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), promovida pelo Instituto Butantan, de São Paulo (SP), e uma das mais concorridas do país. Neste ano foram mais de 161 mil inscritos. O jovem estudante alcançou a 2ª colocação na seletiva nacional e garantiu vaga.

Preparação intensa no Instituto Butantan

Como parte do processo de preparação, participou de uma semana intensiva de capacitação científica no Instituto Butantan, com aulas práticas e teóricas ao lado dos 20 melhores estudantes do país.

Com uma trajetória marcada por excelência acadêmica, em 2024, ainda no 2º ano do Ensino Médio, o norte-mineiro ficou em 6º lugar nacional na OBB, o que o credenciou a representar o país na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, realizada em Havana, onde ficou em 4º lugar geral e conquistou uma medalha de ouro. Aplicado, o etudante acumula mais de 20 premiações em olimpíadas de conhecimento, como Biologia, Física, Matemática e Português.

“Estudo para isso há muito tempo", avisa. "Participar da Olimpíada Internacional de Biologia é uma honra, quero muito fazer jus à oportunidade que conquistei” diz Marcos, que agora se prepara para enfrentar as provas teóricas e práticas da IBO 2025, que envolvem temas como biologia molecular, genética, fisiologia e ecologia.

“Quero muito ficar bem classificado. O Brasil nunca conquistou uma medalha de ouro, mas vou lutar pelo melhor resultado possível. Meu objetivo é fazer um bom trabalho na competição para ganhar uma medalha”, diz. 

Além do reconhecimento acadêmico, a participação na IBO, nas Filipinas, pode abrir novas portas para o futuro do estudante. Marcos planeja cursar Medicina e já vislumbra oportunidades no Brasil e até no exterior.

Leia também:

  

  

  

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por