BH conta com cerca de 12 mil estudantes em cursos técnicos, dos quais cerca de 5 mil já se formaram
Formatura de 126 técnicas em Podologia marca celebração do programa Trilhas de Futuro em BH (Cristiano Machado/Imprensa MG)
O Instituto Educacional São Camilo, em Belo Horizonte, foi palco de uma comemoração especial na noite desta quarta-feira (6/11). O governador em exercício, Professor Mateus, e o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, participaram da cerimônia de formatura de 126 estudantes do Curso Técnico em Podologia, todas mulheres, que concluíram a formação por meio do programa Trilhas de Futuro.
A formatura, realizada no Centro da capital mineira, simbolizou mais uma conquista relevante para o Trilhas de Futuro, programa que tem se destacado como um dos maiores projetos de capacitação profissional em Minas Gerais. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o programa visa fornecer qualificação técnica gratuita, ampliando oportunidades de trabalho e autonomia profissional.
“É um prazer estar, mais uma vez, em uma formatura do Trilhas de Futuro. Este programa começou comigo e com o governador Romeu Zema, que pediu mais qualificação de mão de obra para as pessoas que queriam trabalhar, sendo elas jovens ou idosas”, destacou o governador em exercício.
"Esse é o objetivo do programa, formar e qualificar todos aqueles que queiram trabalhar e gerar renda. Para todos as formandas, eu digo: vocês são a nossa realização. Estou muito orgulhoso com a formatura de vocês", enfatizou.
Atualmente, Belo Horizonte conta com cerca de 12 mil estudantes em cursos técnicos, dos quais cerca de 5 mil já se formaram e estão prontos para ingressar no mercado de trabalho. Ao todo, o município ofereceu 52 opções de cursos em 35 instituições de ensino.
“O Trilhas de Futuro é referência em todo Brasil e contribui para a educação, além da geração de emprego e renda para a população e a cidade que necessita de mão de obra. Estou muito feliz de estar aqui vendo essas mulheres orgulhosas e esperançosas pelo futuro que que lhes aguarda”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Desde o lançamento da iniciativa, em 2021, o Trilhas de Futuro formou mais de 57 mil profissionais e atualmente possui mais de 79 mil estudantes em formação.
O programa atraiu mais de 1,2 milhão de inscritos, oferecendo cursos técnicos gratuitos a estudantes do ensino médio e egressos de instituições públicas e privadas.
Nesta quinta edição em andamento, foram disponibilizadas mais de 50 mil vagas em 158 municípios, com a participação de 253 instituições de ensino técnico. Os candidatos podem optar entre 99 cursos, incluindo novidades como técnico em brinquedoteca, cervejaria e defesa civil.
As inscrições ocorreram em setembro e os estudantes selecionados puderam realizar as matrículas, presencialmente nas instituições credenciadas, nos meses de outubro e novembro.
Aqueles que não foram contemplados na chamada regular terão uma nova oportunidade, de 12 a 22/11, quando serão abertas as vagas remanescentes.
Qualquer candidato poderá se inscrever, respeitando os critérios de participação estabelecidos na Resolução SEE nº 5047/2024.
Desde a segunda edição do programa, a instituição oferece cursos técnicos em Podologia, que atualmente tem 380 estudantes matriculados. Os 126 profissionais que estão concluindo o curso estão prontos para atuar no mercado de trabalho.
*Com informações da Agência Minas