Campus São Luis, em Montes Claros (Ascom)
Maior complexo educacional do Norte de Minas e que completa 25 anos em 2022, a Funorte freou a fuga dos talentos locais para outros polos. Quem lembra é a professora de português e francês, pós-graduada em Linguística e Redação Nely Rachel Veloso Lauton.
Ex-colaboradora ela relembra que a meta da instituição era oferecer a MOC e à região um ensino de qualidade, segurando talentos.
Professora de português e francês, e ex-colaboradora da Funorte, Nely Rachel Veloso Lauton acompanhou de perto o crescimento e a história da instituição (Arquivo pessoal)
“A Funorte possibilitou aos jovens ter uma excelente qualidade de ensino sem a necessidade de estudar em outros centros longe da família, como era o caso daqueles que queriam estudar Medicina ou Arquitetura, por exemplo. Aos poucos, a instituição foi crescendo, ampliando a oferta de cursos, oferecendo encontros, seminários, palestras e outros eventos com profissionais renomados, convidados de outras universidades brasileiras, oferecendo aos acadêmicos oportunidades de crescimento educacional durante a graduação”, observa a professora.
Campus Funorte Januária (Ascom)
Nely Rachel destaca ainda que a Funorte desburocratizou alguns processos de acesso ao ensino superior, possibilitando que todos pudessem almejar o sonho da graduação de qualidade. “Com oferta de novos cursos e a adesão inevitável à tecnologia, tudo foi modificado e oferecido com competência e seriedade aos vestibulandos, fato que continua até hoje”, diz ela.
“Todos os cursos são acompanhados pelo MEC, que afere o ensino oferecido por cada faculdade com a aplicação do Enade. Nossos formandos são referência em muitas cidades pela competência e requisitados para estágios e trabalho, logo após a conclusão do curso, fato relevante que comprova o grau de seriedade do acadêmico e da instituição em que se formou”, relembra Nely.
Atualmente, o Centro Universitário Funorte é dirigido pelo seu fundador, o ex-prefeito de Montes Claros (2013-2017), empresário, médico e professor Ruy Adriano Borges Muniz. E a magnífica reitora é a ex-deputada federal, professora, médica geriatra e do trânsito, Tânia Raquel de Queiroz Muniz.
*Reportagem realizada com dados da Unimontes
Campus Amazonas, em Montes Claros (Ascom)
Leia mais: