Ensino Superior

Promove e Kennedy turbinam aula prática da graduação para tornar aluno protagonista na aprendizagem

Faculdades também irão apostar em metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, nas aulas teóricas

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
15/04/2025 às 17:54.
Atualizado em 15/04/2025 às 18:02
Faculdades apostam em aulas práticas para aproximar aluno dos conteúdos (Divulgação)

Faculdades apostam em aulas práticas para aproximar aluno dos conteúdos (Divulgação)

Faculdades apostam em aulas práticas para aproximar aluno dos conteúdos (Divulgação)

Faculdades apostam em aulas práticas para aproximar aluno dos conteúdos (Divulgação)

Com o objetivo de aproximar cada vez mais o aluno do mercado de trabalho, as faculdades Kennedy e Promove, em Belo Horizonte, vão turbinar o número de aulas práticas nos cursos, além de aumentar, também, o uso de metodologias ativas no ensino teórico. Segundo as instituições, a estratégia garante um aprendizado dinâmico e mais próximo da linguagem dos jovens, possibilitando melhor qualificação ao futuro profissional. 

Conforme o diretor acadêmico das faculdades, professor Natanael Aleva, os alunos são de uma geração com muito acesso à tecnologia e à praticidade, o que, muitas vezes, distancia a linguagem dos docentes. Para “encurtar” esse espaço, as instituições buscam capacitar os professores a realizarem mais aulas práticas nos cursos. 

“Temos que focar mais no aluno, como agente de todo o processo de aprendizagem. O professor tem o papel  de orientação. Queremos aumentar as aulas práticas em laboratórios, visitas técnicas, clínicas, atendimentos, tudo que o aluno irá fazer. A ideia é essa. Precisamos fazer com que a faculdade se adeque ao  perfil dele”, disse. 

Aprendizagem Baseada em Problemas

Nas aulas teóricas, as faculdades irão incrementar as tão faladas metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas, que consistem em apresentar  um problema (que será enfrentado na profissão) ao aluno e, a partir dele, desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolver tal situação, entendendo as teorias relacionadas ao curso. 

“Estamos trabalhando para que a maior parte das aulas teóricas sejam trabalhadas com metodologias ativas. Ao invés de ensinar o passo a passo da teoria, o professor traz o problema para a sala de aula e discute o problema a partir das teorias. Fica mais fácil o aprendizado”, explica o diretor acadêmico.

Natanael informou que todos os cursos - mais de 60 presenciais e EAD - irão adotar essa estratégia. “É importante pensarmos como fazer práticas em todas as disciplinas, até mesmo as mais teóricas”. 

Os professores já estão sendo orientados, por meio de oficinas, cursos e reuniões, para adotarem essas  abordagens, aproximando o aluno das disciplinas. 

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por