Especialista alerta: ansiedade antes das provas contribui muito para a reprovação, mesmo entre estudantes que se dedicaram muito
(freepik)
A ansiedade que antecede o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros grandes processos seletivos deve ser encarada de forma natural. Mas se ficar fora de controle, é problema. E pode se transformar no principal fator de reprovação, mesmo daqueles estudantes que se prepararam muito ao longo do ano para o momento da prova, alerta a terapeuta Daniela Degani.
Instrutora de mindfulness, prática que ajuda a desenvolver o estado de atenção plena, ela diz que o nervosismo excessivo prejudica a concentração, causa lapsos de memória e interfere no desempenho geral do candidato.
Fundadora da Mindful Schools by MindKids, Degani atua em escolas e instituições como palestrante e instrutora da técnica e diz que esse tipo de meditação ajuda a estar presente no momento atual. "É uma maneira de treinar a mente para se concentrar no presente e deixar de lado as preocupações do passado ou do futuro, diminuindo também os pensamentos ansiosos - essencial para o momento de provas e exames".
Respiração consciente, escuta atenta do som e o escaneamento corporal (prestar atenção a sensações no corpo) ajudam os alunos a aumentar o foco e a acalmar a agitação.
“Sentir-se bem durante o vestibular pode ser o ponto decisivo entre aprovação e reprovação. Entretanto, temos que destacar que a prática da meditação não se restringe apenas na época de vestibular e, sim, pode ser ensinada desde a Educação Infantil”, pondera a especialista, acrescentando que as mudanças do corpo e na mente, a revolução dos hormônios, o amadurecimento e a possibilidade de iniciar uma vida adulta com uma rotina diferente de tudo o que o estudante conheceu até aquele momento são fatores que contribuem para a ansiedade.
Para reforçar a preparação dos candidatos nas provas do Enem, as Faculdades Promove e Kennedy, em Belo Horizonte, oferecerão aulões gratuitos. Os interessados terão a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e tirar dúvidas, incluindo sobre a redação, que costuma ser o “calcanhar de aquiles” de muito estudante, no encontro marcado para 1º de novembro, de 9h as 12h e de 14 as 17h.
O aulão no Promove será na avenida João Pinheiro, 164, na região central da capital. Na Kennedy, o encontro é na rua José Dias Vieira, 46, no bairro Rio Branco, em Venda Nova. As inscrições podem ser feitas aqui.
Leia também: