Professores da rede municipal encerraram a paralisação da categoria nesta sexta, após 29 dias
Encerramento da greve ocorreu após assembleia dos professores nesta sexta-feira (Maurício Vieira)
A reposição das aulas perdidas devido à greve dos professores da rede municipal em Belo Horizonte deve ser iniciada ainda este mês, segundo informou o Executivo nesta sexta-feira (4). A data para o retorno não foi divulgada. A categoria encerrou a paralisação, que durou 29 dias, após acordo com administração municipal.
Uma assembleia foi realizada pelos professores após as duas partes se reunirem em audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-Rede-BH), a proposta apresentada por representantes do Executivo garante a recomposição de perdas inflacionárias acumuladas.
Segundo a PBH, a minuta do termo de acordo já foi protocolada no TJMG. Um projeto de lei que prevê o reajuste salarial de 2,49% – índice que corresponde à inflação medida pelo INPC de janeiro a abril deste ano – será encaminhado à Câmara Municipal.
Ainda conforme a prefeitura, o acordo prevê a restituição dos descontos realizados nos contracheques, referentes a dias de paralisação, ainda este mês.
O cronograma de reposição das aulas perdidas será elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) juntamente com a categoria. Segundo a PBH, será necessário respeitar pelo menos 9 dias de descanso. Veja outros pontos do acordo:
Leia mais: