Evento teve como objetivo alinhar os trabalhos das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs)
(SEE-MG/ Divulgação)
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, ao longo desta semana, uma capacitação para todos os servidores que fazem parte das equipes de rede física de todo o estado. O evento teve como objetivo alinhar entre as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) as melhores alternativas para a gestão de obras nos prédios escolares e intervenções em andamento, alinhadas às necessidades específicas de cada comunidade escolar.
O evento teve como objetivo treinar todos os técnicos em edificações, engenheiros, coordenadores de rede física e diretores administrativo-financeiros das SREs. A capacitação também marcou a celebração de um novo contrato de serviço de engenharia, que criou 131 novos postos de trabalho para atender a todas as SREs.
Na última terça-feira (30), primeiro dia do evento, a subsecretária de Administração, Luciana Quaresma, deu as boas-vindas aos participantes e discutiu os métodos e processos de trabalho esperados das equipes que atuarão diretamente nas 47 SREs.
A subsecretária destacou a importância desse alinhamento para preparar a equipe, entender os desafios de cada regional e acelerar as entregas ainda em 2024, enquanto já se planeja para 2025.
“Estamos muito felizes em promover essa capacitação. É um evento importante para nossa equipe, pois estamos qualificando melhor nossos colaboradores, alinhando os nossos processos e, com isso, conseguimos garantir melhores resultados”, pontuou a subsecretária.
Luciana enfatizou que o "compromisso do Estado é garantir que todas as unidades estejam aptas a receber nossos estudantes da melhor forma possível, proporcionando um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado”.
Além dos objetivos da infraestrutura, a SEE/MG também apresentou as diretrizes do Projeto Gota D’água, que visa fornecer água potável de qualidade em todas as regiões de Minas.
Será lançada uma campanha institucional desenvolvida pela Subsecretaria de Articulação Educacional, que se comunicará diretamente com as mais de 3,4 mil escolas estaduais.
Durante os três dias de evento, foram realizadas diversas palestras sobre a gestão da infraestrutura escolar, abordando temas como gestão de imóveis, acomodação e ambientação, solicitação e planejamento de obras, manutenção predial, e pontos de atenção como o Projeto Gota D’água e o Kit Mínimo de Combate e Prevenção a Incêndios.