Ensino superior

Sisu abre inscrições para 33 mil vagas em Minas a partir desta segunda-feira

Estudantes que prestaram o Enem podem participar da seleção

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/01/2024 às 07:30.
Dezesseis instituições federais e duas estaduais participam do Sisu 2024 em Minas; a UFMG oferece o maior número de vagas (Uemg / Divulgação)

Dezesseis instituições federais e duas estaduais participam do Sisu 2024 em Minas; a UFMG oferece o maior número de vagas (Uemg / Divulgação)

Começa nesta segunda-feira (22) o processo seletivo de 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a uma das 33 mil vagas em 18 instituições públicas de educação superior em Minas. O cadastro termina na quinta-feira.

Dezesseis instituições federais e duas estaduais participam do Sisu 2024. O total de vagas em Minas corresponde a 12,8% do que é ofertado pelo programa no país (264.360). 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem o maior número de oportunidades, com 6.309 vagas. Na sequência, estão a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com 3.255, e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com 3.204. 

Já as estaduais – a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – vão oferecer 1.620 e 470 vagas, respectivamente. 

Serão oferecidos cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. A inscrição é gratuita. O candidato não pode ter zerado prova de redação do Enem. 

As notas do Enem foram divulgadas no último dia 16. Em Minas houve a participação de 73,4% dos inscritos. O Estado teve duas notas máximas na prova de redação, de estudantes da rede privada. 

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Outra possibilidade é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas.

 Além dos processos seletivos conduzidos pelo governo federal, as instituições de ensino públicas e particulares têm liberdade para usar as notas em processos próprios.

* Com informações do Ministério da Educação e da Agência Minas

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por