Responsáveis receberam link por e-mail e SMS; prazo para renovação presencial e cadastro de novos alunos foi estendido

Após esta sexta, a renovação deve ser feita presencialmente nas escolas até 31 de outubro (Guilherme Dardanhan)
A renovação virtual de matrícula para estudantes que permanecerão na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte em 2026 pode ser feita até esta sexta-feira (24). O procedimento é destinado aos alunos que já estudam na rede e vão continuar na mesma escola no próximo ano.
O responsável pelo aluno ou o estudante maior de 18 anos deve fazer a renovação por meio de um link que foi enviado pela Secretaria Municipal de Educação via e-mail e SMS. Para acessar, é preciso informar o CPF e a data de nascimento do estudante.
Quer saber mais sobre cadastramento e renovação da matrícula? clique aqui.
Este ano, o processo pode ser feito de forma virtual ou presencial. A opção virtual tem como prazo final esta sexta. Após essa data, a renovação poderá ser feita de forma presencial, diretamente na escola, até o dia 31 de outubro.
Já o cadastramento escolar é para novos alunos que desejam ingressar na rede municipal ou mudar de escola. A prefeitura aponta que o Cadastro Escolar 2026 estará aberto entre os dias 28 de outubro, próxima terça-feira, e 15 de novembro. O procedimento é necessário para o ensino infantil, ensino fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O cadastro deverá ser feito exclusivamente pelo portal da Prefeitura de Belo Horizonte. Para dúvidas, as famílias podem ligar no telefone (31) 3277-8876.
Leia mais:
Cadastro escolar em BH: quem deve fazer? Até quando? Dá para mudar de escola? Veja tira-dúvidas
O cadastro escolar 2026 na rede municipal da capital segue até 14 de novembro. Para acessar o Portal da PBH (pbh.gov.br) e concluír o processo, que garante o acesso de novos estudantes às instituições da capital.
O cadastro é destinado ao ingresso de alunos na educação infantil, ensino fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É o primeiro passo para garantir a matrícula no próximo ano letivo. Os estudantes que permanecem na rede municipal devem fazer apenas a renovação da matrícula.
Em caso de dúvidas, as famílias devem entrar em contato por e-mail (cadastroescolar.smed@edu.pbh.gov.br). Confira, abaixo, as principais dúvidas e respostas sobre o cadastro escolar:
A renovação de matrícula é para quem já estuda na rede municipal e vai continuar na mesma escola em 2026. Este ano, o processo pode ser feito de forma virtual ou presencial. Na opção virtual, o responsável pelo aluno recebe e-mail e SMS com link da Secretaria de Educação, acessa com o CPF e a data de nascimento do estudante e confirma a matrícula. A data final é esta sexta-feira (24). Também é possível fazer a renovação presencialmente, na escola, até 31 de outubro. Já o cadastramento escolar é para novos alunos que desejam ingressar na rede municipal ou mudar de escola. Ele poderá ser feito exclusivamente pelo Portal da Prefeitura da próxima terça-feira (28) a 14 de novembro.
Não. São procedimentos diferentes. A renovação da matrícula garante a permanência d estudante já matriculado. O cadastro escolar é destinado apenas a quem ainda não faz parte da Rede.
Não. Famílias com filhos já matriculados em creches ou escolas municipais não precisam realizar novo cadastro, apenas a renovação da matrícula.
Sim. O cadastro deve ser feito com os dados da mãe gestante (nome, CPF e data da inscrição).
A transferência escolar pode ser solicitada a qualquer momento do ano, desde que haja vaga disponível na escola de destino.
Sim, deve participar do novo cadastro escolar para 2026. Caso queira solicitar vaga ainda em 2025, as matrículas estão sendo realizadas diretamente nas escolas municipais, conforme a disponibilidade de vagas. Para consultar as vagas remanescentes, basta acessar este link.
O atendimento na educação infantil (unidades próprias e parceiras) é feito de acordo com a jurisdição escolar, ou seja, a área territorial que define as escolas responsáveis por cada região. Crianças com deficiência (PCD) têm prioridade de atendimento, conforme a legislação vigente e as diretrizes da Política de Educação Inclusiva do município.
Não. São documentos diferentes. O cartão de vacina é o registro das vacinas aplicadas. Já a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) é emitida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) após conferência da caderneta e comprovação de que as vacinas estão em dia. A DVA deve ser apresentada durante a matrícula ou renovação de matrícula do estudante.
O contrato de aluguel reconhecido em cartório pode ser utilizado. Caso não tenha o documento, a família pode solicitar uma Declaração de Moradia na UBS de referência do endereço informado.
Não. O cadastro escolar deve ser feito durante o período oficial (28 de outubro a 14 de novembro de 2025). Famílias que chegarem à cidade após essa data poderão solicitar vaga no início do ano letivo de 2026, também pelo Portal da PBH.
Leia mais: