No último dia 7, o país foi chamado às urnas e disse “não”! O gigante adormecido durante tanto tempo, entorpecido, acordou pleiteando dias melhores e procurando evitar a chegada de um horizonte ameaçador. Basta de populismo, de corrupção institucionalizada, de compra de consciências, da mentira, de erros. Na próxima eleição de segundo turno, no dia 28, procuremos promover a mudança inadiável, principalmente da base da pirâmide republicana, onde se aglomeram as filiais do poder. Vamos votar com consciência, almejando dias melhores para o nosso Brasil que se encontra esfacelado de tanta corrupção e de corruptos.
Reflexão
Um jovem estava no centro de uma pequena cidade e contava pra quem quisesse ouvir que tinha o coração mais belo da região. Uma multidão cercou o rapaz e admirou o seu coração. Não havia marca ou qualquer defeito. Todos concordaram que aquele era o coração mais belo que já tinham visto. Até que, de repente, um idoso apareceu diante da multidão e disse: “Por que o coração do jovem não é tão bonito quanto o meu?” A multidão e o jovem olharam para o coração do idoso, que batia com vigor, mas tinha muitas cicatrizes. O jovem olhou para o coração do idoso e falou: “O senhor deve estar brincando! Compare nossos corações. O meu está perfeito, intacto, e o seu é uma mistura de cicatrizes e buracos”. Sim, disse o idoso: “O seu coração parece perfeito, mas eu não trocaria o meu pelo seu. Cada cicatriz representa uma pessoa para a qual eu dei o meu amor. Muitas delas também me deram um pedaço do próprio coração para que eu colocasse no meu. Mas eu cultivo todas as cicatrizes porque me fazem lembrar do amor que compartilhamos”. O jovem ficou calado e lágrimas escorriam pelo rosto dele. Aproximou-se do idoso, tirou um pedaço de seu perfeito e jovem coração e ofereceu a ele. Em seguida, olhou para o seu coração, agora imperfeito, porém mais belo que nunca. Os dois se abraçaram com carinho e o jovem concluiu: “Como deve ser triste passar a vida com o coração intacto”.
Etiqueta
O trânsito numa grande cidade é mesmo aquela beleza que a gente conhece. Mas é possível manter a classe nessa verdadeira prova de resistência moral e cívica. Vejam três coisas que um chic não faz nem morto: fazer do porta-malas do carro uma boate com caixas de som apropriadas para um estádio e impor suas músicas ao bairro ou à cidade inteira; cutucar o nariz ou espremer cravos nos engarrafamentos; conduzir sem camisa ou de regatas em cidades como a nossa, sem praias por perto.
Aprendendo
Abreviatura: professor e professora. Que tal homenagear o professor pelo seu dia comemorado na última segunda-feira? Além de cumprimentos, beijos e abraços, escreva a abreviatura como os mestres ensinam. A forma reduzida de professor é prof. A de professora, profª.
FIGURAS E FATOS
Sancoop: confraternização 2018
No próximo sábado acontecerá a tradicional e aguardada confraternização 2018, pilotada pelo Sancoop, que sempre oferece aos seus inúmeros cooperados, além de momentos de intenso lazer, shows sensacionais. Como já noticiamos anteriormente, a grande atração da noite será o grupo Ôba ôba Samba House. Hoje é o último dia para que você, cooperado, retire o seu convite. Imperdível.
Mulheres querem apitos
Em Carnaval de tempos de antanho, surgiu uma marchinha que dizia mais ou menos assim: “Índio quer apito, se não der, pau vai comer!” Pois é! A capital mineira sai na frente e, parodiando a música, irá distribuir pelo Grupo de Mulheres da Guarda Municipal 10 mil apitos para mulheres que usam o transporte público, caso sofram algum tipo de importunação sexual. No dia 25 de setembro deste ano, a Presidência da República sancionou a lei de importunação sexual no Brasil. Agora, práticas como encoxar, masturbar-se, beijar, passar a mão ou ejacular em alguém sem consentimento são crime. O crime de importunação sexual tem pena de reclusão, que prevê de um a cinco anos de prisão para o acusado. Todo cuidado é pouco, “taradinhos de plantão”!
Eleições na Unimontes
Padre Antônio Avilmar Souza, doutor em Ciências Humanas pela USP e atual vice-reitor da nossa Unimontes, é o candidato natural à vaga de reitor em eleição que acontecerá neste dia 18 de outubro. De capacidade comprovada e considerado como uma das mais brilhantes inteligências de nossa terra, vem recebendo merecido apoio de todos os setores da nossa universidade. Nome certo, no lugar certo! Desejamos ao dileto amigo, sucesso!
Outubro Rosa
Campanha de conscientização e combate ao câncer de mama tem como principal objetivo alertar a população sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de tumor. O autoexame da mama é muito importante para que a mulher possa perceber qualquer alteração visível ou palpável o quanto antes. Ele deve ser feito pelo menos uma vez por mês, sempre entre três a cinco dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa, no caso de mulheres que não menstruam mais. Observações importantes do oncologista e diretor da Oncomed-BH, Amando Fernandes, que repassamos às nossas fiéis leitoras.
Tour parisiense
A jornalista e bem-sucedida empresária Rosângela Silveira, como acontece em todos os anos, se encontra na Cidade Luz – Paris – revendo e curtindo belos locais. Uma forma das mais agradáveis de descansar após um ano de intenso trabalho.
Roda de conversas
Ana Cristina Prates, que continua colhendo muitos frutos com sua empresa “Amor Idade”, no bairro Todos os Santos, anunciando para logo mais, às 18h, uma Roda de Conversas pelo Padre Marcos Simões, da Paróquia São Sebastião. Tema: “A necessidade do alimento espiritual para podermos seguir adiante em meio às dificuldades da vida”. Mais informações: (38) 3014-9022/99962-5334.
Nota de pesar
A sociedade montes-clarense triste e abalada com mais duas perdas: dona Raimunda Vasconcelos Tupinambá e Georgino Júnior. Aos familiares, que encontrem a habilidade de persistirem nos momentos difíceis quando a saudade doer, e como ela dói, vai e volta, e continuará a doer... Mas, será preciso continuar, lamentavelmente, essa é uma das mais tristes regras que nos são impostas: sobrevivemos com a ausência física daqueles que muito significaram à nossa continuidade, à nossa existência. Que o tempo faça o que é dele fazer: leve um dia a dor embora e deixe apenas a saudade terna e mansa. Nossos sentimentos aos familiares.
Terminando
Ainda sobre o Dia do Professor. Citações: “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro” (D. Pedro II).
“Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda” (Paulo Freire).