(Samuel Costa)
Pesquisa divulgada nessa terça-feira (9) pela Multidados Pesquisa Profissional Avançada mostra o candidato da coligação “Minas pra Você”, Fernando Pimentel (PT), com 31% das intenções de voto na disputa pelo governo de Minas Gerais, seis pontos de vantagem sobre seu principal adversário, Pimenta da Veiga (PSDB), candidato da coligação “Todos por Minas”, que soma 25%.
Ainda na pesquisa estimulada, o terceiro colocado, Tarcísio Delgado (PSB), candidato da coligação “Minas quer Mudança”, aparece com apenas 4%. Os demais postulantes ao Palácio Tiradentes somam 4%. Eleitores que ficaram indecisos ou não responderam à pergunta somaram 27%. Já os que declararam voto branco ou nulo corresponderam a 9% dos entrevistados.
Na pesquisa espontânea, a diferença entre Pimentel e Pimenta cai para três pontos, com o petista na frente, com 20% das intenções de voto, seguido pelo tucano, com 17% da preferência do eleitorado.
Tarcísio Delgado e Fidélis (PSOL) aparecem com apenas 1% cada. Neste cenário, indecisos chegam a 43% dos entrevistados. E 18% dos eleitores responderam voto nulo ou em branco.
Em um segundo turno entre Pimentel e Pimenta, o petista venceria com 42% das intenções de voto sobre 37% do tucano. Indecisos somaram 11% e 10% informaram que votariam em branco ou nulo.
Já na eleição para senador, segundo os dados da pesquisa estimulada, Antonio Anastasia (PSDB) ganharia com 54% dos votos. Josué Alencar (PMDB) aparece em segundo, com 14%. Margarida Vieira (PSB) teria 2%. Nesse cenário, a parcela dos que não responderam ou não souberam atingiu 16%, enquanto 10% declararam votar em branco ou nulo.
Na eleição para a Presidência da República, a pesquisa, feita em 85 municípios, mostra a presidente e candidata pelo PT, Dilma Rousseff, e o candidato pelo PSDB, Aécio Neves, empatados com 30% das intenções de voto cada. A candidata Marina Silva (PSB) aparece com 27%. Pastor Everaldo tem 1%, e os demais não pontuaram.
Em um eventual segundo turno entre Aécio e Dilma, o tucano leva a melhor, com 42% contra 36%. Dez por cento dos eleitores responderam que votariam em branco ou nulo e 12% estão indecisos. Se a disputa for entre Dilma e Marina, a candidata do PSB leva a melhor, com 44% ante 34%.
Segundo a Multidados, a pesquisa foi feita entre 1º e 4 de setembro. Foram realizadas 1.254 entrevistas. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para baixo ou para cima.
Pesquisa do Instituto Vox Populi, também divulgada nessa terça, mostra o candidato Fernando Pimentel (PT) com 38% das intenções de voto na disputa pelo governo de Minas Gerais, 19 pontos de vantagem sobre Pimenta da Veiga (PSDB), que soma 19%.
O terceiro colocado, Tarcísio Delgado (PSB), aparece com somente 3%. Os demais candidatos totalizam 3% das intenções de voto. Nesse cenário, o petista venceria em primeiro turno. Porém, um percentual alto de eleitores, 24%, não souberam responder ou não sabem ainda em quem irão votar. Já os que declararam voto branco ou nulo somam 13%.
Caso haja um segundo turno entre Pimenta e Pimentel, o petista venceria com 44% das intenções de voto, sobre 23% do tucano. Na pesquisa espontânea, Pimentel teria 18%, ante 9% do segundo colocado.