(Toyota)
O mercado de automóveis elétricos e híbridos já é uma realidade em mercados europeus, assim como na China, Japão e Estados Unidos. Por aqui ainda caminha a passos lentos. Este ano os híbridos e elétricos somaram menos de 1.700 unidades, o que significa 0,16% de 1 milhão e 35 mil unidades licenciadas.
Mesmo assim, corresponde a um crescimento de 5% sobre os primeiros cinco meses de 2018. A Volvo vendeu 299 carros, o que representa aproximadamente 17,5% do segmento. O carro-chefe é o XC60 T8, com 215 licenciamentos, seguido pelo XC90, que anota outras 72 unidades, e o sedã S90, que teve 12 unidades vendidas de janeiro a maio.
Além da sueca, a Toyota também comercializa modelos eletrificados no Brasil, como o Prius, líder do mercado com 493 unidades emplacadas este ano. A japonesa também acabou de lançar a nova geração do utilitário-esportivo (SUV) RAV4.
A BMW vende por aqui o elétrico i3 e o híbrido i8, a Ford aposta no Fusion Hybrid e a Lexus conta com cinco opções híbridas.
Para este ano ainda são esperados modelos como Chevrolet Bolt EV, Nissan Leaf e Renault Zoe, que foram anunciados no Salão do Automóvel.
Lubrificante
Apesar do volume modesto, a Petronas lança no Brasil o lubrificante Syntium 7000 Hybrid 0W20, desenvolvido para híbridos.