(Bárbara Dutra/Divulgação)
Depois de uma bem-sucedida transição do mercado editorial de moda, com passagens marcantes pela Vogue e Glamour, para a televisão, a jornalista de moda Mônica Salgado coleciona experiências em se reinventar na carreira, parecendo ter sempre o pensamento à frente dos colegas.
Aos 38 anos, além da coluna “Selfie da Verdade”, no global “Vídeo Show”, ela é protagonista de palestras de Norte a Sul do Brasil para falar de moda, e não só de tendências, mas também de comportamento do consumidor e, inclusive, da relação das marcas e do público com as redes sociais.
Convidada pelo BH Shopping para participar o lançamento da Primavera/Verão 19 do mall, na manhã desta terça-feira (28), Mônica bateu um papo com plateia recheada de influenciadores da capital sobre, claro, moda e mídias sociais.
“Com as redes, o saber de moda passou a não ser mais exclusividade das revistas. Ele era detido por poucas pessoas, por marcas, estilistas. Hoje, é compartilhado por todo mundo. A democratização do saber levou à democratização do consumo”, afirmou a jornalista.
Questionada sobre o recente fechamento de duas grandes publicações de moda no Brasil, Elle e Cosmopolitan Nova, Mônica Salgado acredita que as revistas do segmento que sobreviverão serão aquelas que apresentarem um diferencial. “É um mercado muito restrito, vão prevalecer revistas mais de luxo”, colocou.
Influencers
A identificação do público com os influenciadores digitais é, atualmente, um dos “gatilhos” de compra. Quando alguém deseja comprar algo é influenciado primeiro por pais e amigos e, em segundo lugar, pelos famosos do mundo virtual.
“Havia um grande preconceito com eles, isso lá em 2012. Mas, com o tempo, a figura dos influencers gerou conexão, identificação com o público. A Versace foi a primeira marca a convidar um influencer, antes chamados de bloggers, para a primeira fila de um desfile, isso antes de 2010”, destacou a jornalista de moda, enfatizando que, hoje, esse comportamento é mais que comum.Bárbara Dutra/Divulgação
Desfile da Amaro no Cinemark do BH Shopping
Perguntada sobre o segredo do feed perfeito no Instagram, onde coleciona 330 mil seguidores, disse que é preciso sinceridade e mostrar a vida como ela é.
“Eu sou esta pessoa que gosta de moda, de ser engajada, de comprar roupa, de colocar cílios. A gente é muitas coisas e não uma coisa só. As pessoas querem realidade, por isso o story é tão mais visualizado que o feed. A bagunça da vida é muito interessante. É muito mais legal ver a filha da Beyoncé fazer bico do que o look dela no red carpet. O mundo caminha para imagens menos editadas, mais cruas”.
Após o bate-papo, Mônica comentou os looks apresentados em desfile da Amaro, loja virtual adorada pela fashionistas, que abre ponto físico no BH Shopping nesta semana. O evento aconteceu em uma das salas do Cinemark.
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