Com índices muito baixos de imunização do público-alvo, capital terá campanha para incentivar ida aos postos de saúde
Capital terá um Dia D de imunização no próximo sábado (13) (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
Pais e responsáveis por crianças de seis meses até 6 anos incompletos matriculadas em escolas municipais de BH estão recebendo e-mails reforçando a importância da vacinação contra a gripe. De acordo com a prefeitura, apenas cerca de 10% do público-alvo tomou a dose.
A capital terá um Dia D de imunização no próximo sábado (13). Todos os 152 postos de saúde e o Centro de Atenção à Saúde do Viajante (rua Paraíba, 890, bairro Funcionários) estarão abertos. Será montada, também, uma unidade móvel no Parque Municipal. O atendimento será das 8h às 17h.
A vacinação é exclusiva para o público convocado: crianças (de até 5 anos 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais e pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas.
No momento da vacinação é necessário que os públicos prioritários apresentem o documento de identificação com foto, CPF, e o cartão de vacina. É indispensável, também, que alguns dos grupos listados acima apresentem um comprovante da função exercida, no caso dos profissionais, ou laudo médico que comprove a condição de saúde.
As equipes de saúde da capital já estão realizando busca ativa de crianças com asma. Durante o dia Dia D esse público poderá, além de receber a vacina contra a gripe, realizar o acompanhamento da situação clínica.
Rua de lazer
Para diversão da criançada, haverá rua de lazer no Parque Municipal, com a distribuição de tatuagens infantis, brinquedos infláveis, camas elásticas e jogos de mesa, como o totó, oficinas de malabares e de pintura facial. O Zé Gotinha e as mascotes da Guarda Municipal e dos principais times mineiros também estarão no local
Para os adultos e idosos a Secretaria Municipal de Saúde ofertará aulas de Lian Gong, prática chinesa desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo.
* Com informações da PBH