Centenas de manifestantes ocuparam na noite desta segunda-feira (17) o teto do Congresso Nacional, em Brasília, durante um protesto contra os gastos com a Copa do Mundo em detrimento de investimentos em educação, saúde e transportes, constatou a AFP no local.
"Brasil se fodeu, o povo apareceu", "sou brasileiro com muito orgulho", cantavam os manifestantes. Ao menos cinco mil pessoas protestaram em Brasília, em meio a manifestações por todo o país, segundo a polícia.
O clima é tenso e já há detidos pelas forças de segurança. A Policia Militar estima que o protesto reúne cerca de cinco mil pessoas.
Depois de ocuparem parte da Esplanada dos Ministérios no final da tarde, os manifestantes da "Marcha do Vinagre" desceram para o gramado em frente ao Congresso quando estavam ao lado do Palácio do Itamaraty. Logo que chegaram ao Parlamento, ocuparam o espelho d'água localizado em frente à principal rampa de acesso.
Um dos organizadores do protesto, o vestibulando Wellington Fontenelle, no entanto, tenta convencer os manifestantes a não subirem a rampa de acesso ao Congresso. Várias reivindicações são feitas nesse protesto, com lemas como "Fora Renan" (senador Renan Calheiros - PMDB/RN, presidente do Senado) e "Fora Feliciano" (deputado Marco Feliciano - PSC/SP, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara); crítica à PEC 37 (que limita poderes de investigação do Ministério Público) e solidariedade aos protestos no restante do país, principalmente em relação a São Paulo, pela redução da tarifa do transporte público.
Policiais fazem uma linha de proteção ao prédio do Congresso e usam veículos da própria guarnição. Há policiais militares e das polícias legislativas.
http://www.estadao.com.br