O primeiro a sair do colégio na rua Capitão Francisco de Paula, às 15h03, foi o candidato Julio Cesar, de 41 anos. Ele considerou a prova mais elaborada e a disciplina de Física a mais difícil, com muitos cálculos. "Estava mais organizada que no ano passado, que parecia pré-primário", disse. Cesar quer fazer Direito na Universidade de São Paulo (USP).
A organização da prova também foi elogiada. O estudante Luiz Guilherme Vitorino, de 17 anos, disse que antes do início da prova, os monitores explicaram de forma clara as regras e que o uso do celular foi extremamente regrado.
Hoje, diversos estudantes postaram em redes sociais fotos do cartão resposta do Enem, o que é proibido. "Celular, carteira, tudo era para ser colocado em um saquinho. Era muito difícil de usar", disse.
Vitorino quer estudar Administração de Empresas na Unicamp, no campus de Limeira. Já a estudante Luciana Gomes, de 19 anos, considerou a prova confusa, por encontrar alternativas muito parecidas. Matemática, para ela, foi a prova mais difícil.
http://www.estadao.com.br