O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar os institutos de pesquisa na noite deste domingo (2), durante entrevista após a divulgação do resultado do primeiro turno.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou à frente, com 47,8% dos votos, enquanto Jair Bolsonaro teve 43,7%. Os dois foram os mais votados.
"Nós vencemos a mentira. O Datafolha estava dando 51% para o Lula e pouco mais de 30% para mim. Temos um segundo turno pela frente e vamos mostrar para a população as consequências da política do 'fique em casa', adotada na pandemia", disse o candidato à reeleição.
O resultado deste domingo diverge da última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesse sábado (1º), que apontava o petista com 50% dos votos válidos contra 36% do atual presidente.
Já na pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo, Lula aparecia com 51% dos votos válidos contra 37% de Bolsonaro.
Na coletiva, o atual presidente afirmou ainda que vai aproveitar a campanha do segundo turno para apontar "os males que a esquerda pode causar à América Latina".
"Principalmente em países como Argentina, Venezuela e Colômbia. Vamos mostrar que as mudanças que muitos querem podem não fazer bem ao país", comentou Bolsonaro.
O segundo turno será realizado em 30 de outubro.
Leia Mais: