(Divulgação/Sind-Rede-BH)
Professores das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) fizeram uma manifestação neste domingo (6), em frente à Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo informações da diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede-BH), Jacinta Braga, mais de 200 pessoas participaram do ato. A adesão à greve, que acontece desde o último dia 23, já ultrapassa os 80%, segundo ela.
O ato aconteceu no mesmo horário em que a avenida Afonso Pena estava fechada por causa da Feira Hippie e é parte do calendário de greve do sindicato. "Foi uma decisão do movimento de utilizar o espaço da porta da prefeitura nos dias de feira para mostrarmos para a cidade o que estamos fazendo", explica.
A categoria rejeitou na semana passada a proposta de aumento de 20% apresentada pela Prefeitura de Belo Horizonte. A reivindicação é de que os salários dos profissionais que trabalham nas Umeis seja equiparado com os do ensino fundamental, o que faria com que o salário inicial nas Unidades Municipais de Ensino Infantil (Umeis) passasse dos atuais R$ 1.451 para R$ 2,2 mil.A Prefeitura de Belo Horizonte informou que mantém o posicionamento da última quinta-feira (3), enviado por nota.
Confira a nota na íntegra:
PL 442 na Câmara Municipal.
Para que não haja maior comprometimento no calendário escolar, a efetivação dessa proposta está condicionada à volta imediata das aulas.