Segundo o Inmet há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas
Com quase toda Minas Gerais registrando altas temperaturas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de pancadas de chuva para 110 cidades no Estado nesta quarta-feira (19). A previsão indica que o volume de chuva pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. A precipitação vem acompanhada ainda de ventos intensos, que podem atingir entre 40 e 60 km/h.
Para conferir as cidades em alerta, clique aqui.
Segundo o Inmet, o aviso abrange cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul e Sudoeste do estado. O instituto alerta ainda que as condições meteorológicas oferecem risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O instituto Climatempo destaca que a onda de calor vai persistir sobre o Brasil e atuará com mais intesidade no Sudeste, mantendo as temperaturas muito acima do normal nos quatro estados da região.
“Esta onda de calor continua atuando sobre o Sudeste até o dia 24 de fevereiro, mas enfraquecendo no fim desta semana, mesmo assim o calor vai continuar intenso”, detalhou o instituto.
Em caso de chuva, confira as orientações:
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar: