(Mauricio Vieira/Hoje em Dia )
Nos primeiros três dias do ano, a região Centro-Sul, em Belo Horizonte, recebeu volume de chuva superior a 100 mm. Isso representa mais 30% do esperado para todo o mês de janeiro, segundo dados divulgados pela Defesa Civil no início da tarde desta segunda-feira (3).
Outras três regionais, Leste, Noroeste e Oeste, já registram mais de 80 mm no acumulado. Na capital mineira, as mesmas quatro regiões estão sob https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/bh-tem-alerta-de-temporal-de-at%C3%A9-50-mm-e-quatro-regi%C3%B5es-sob-risco-geol%C3%B3gico-forte-nesta-segunda-1.870314 nesta segunda, demandando maior atenção. Isso porque a chuva deixa solos encharcados e aumentam o perigo de deslizamentos de terra.
E a precipitação não dará trégua aos belo-horizontinos. Segundo alerta emitido pelo próprio órgão, há possibilidade de tempestades de até https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/bh-tem-alerta-de-temporal-de-at%C3%A9-50-mm-e-quatro-regi%C3%B5es-sob-risco-geol%C3%B3gico-forte-nesta-segunda-1.870314 até a manhã de terça (4). As chuvas podem vir acompanhadas de raios, trovoadas isoladas e rajadas de vento em torno de 50 km/h.
Veja o acumulado de chuvas até 12h de hoje:
Média climatológica em janeiro: 329,1 mm
Leia mais:
Prefeitura de Betim vai demolir mais de 70 imóveis em área de risco; 27 famílias serão despejadas
Secretário alerta sobre período de chuva e pede cautela ‘não queremos mortes em Minas'; veja vídeo
Tempestades de até 100 milímetros deixam 749 cidades mineiras sob alerta; há risco de alagamentos