Emater: 60 anos funcionando em Minas

Jornal O Norte
27/11/2008 às 11:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:51

Da Ascom/Emater

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) completa o 60º aniversário no dia 6 de dezembro de 2008, com uma extensa programação comemorativa e, sobretudo, metas audaciosas para os próximos anos. Vinculada à secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Emater-MG tem hoje 2,2 mil empregados, sendo mais de 1,6 mil prestando atendimento direto aos produtores no campo, em mais de 90% dos municípios mineiros.

Pioneira em seu setor no país, a Emater de Minas Gerais consolidou, ao longo de sua história, posição de destaque no desenvolvimento da agropecuária do Estado e até do país. Várias práticas que hoje são rotineiras para os produtores rurais foram difundidas pelos extensionistas, como a análise de solo e o uso de calcário na correção da acidez e o uso do milho híbrido, além da inseminação de bovinos e a técnica de confinamento, que resultaram em expressivos ganhos de produtividade. A empresa desenvolveu também, ao longo dessas seis décadas, importantes trabalhos na área de bem-estar social como orientações para o uso do filtro doméstico e de fossas secas e estímulo para a formação de hortas e pomares domésticos para melhoria da nutrição das famílias rurais.

PROJETOS

No dia 4 de dezembro, às 20 horas, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais fará uma Reunião Especial em homenagem aos 60 anos da Emater-MG. A Emater-MG é um dos principais instrumentos do Governo do Estado para a criação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável (atuando nas mais diversas áreas, como econômica, social, ambiental e cultural). O Programa Minas Sem Fome é um dos melhores exemplos. Desde que foi criado, em 2004, já beneficiou mais de 500 mil famílias mineiras em 774 municípios, com distribuição de insumos para implantação de hortas, pomares e culturas de grãos. Agora em nova fase, está implantando agroindústrias e tanques de resfriamento de leite. Com isso, contribui para a agregação de valor dos produtos e para a renda das famílias mineiras.

Outra vertente de atuação do Minas Sem Fome é o Projeto Transformar, de capacitação de jovens rurais, para que tenham oportunidade e incentivo de se manterem no campo, com opções de ocupação e renda. Por meio do Minas Sem Fome, a Emater-MG também tem garantido, com o projeto Sistemas de Captação e Abastecimento de Água, que famílias residentes em municípios localizados em regiões de clima árido de Minas Gerais recebam água encanada e de boa qualidade.

A Emater-MG também é fundamental no acesso de produtores familiares ao crédito rural, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Minas Gerais é o segundo maior aplicador de recursos do Pronaf (atrás apenas do Rio Grande do Sul), o que garante a sustentabilidade da agricultura familiar. Este segmento é responsável pela produção de 70% dos alimentos da cesta básica e, dos 2 milhões de pessoas ocupadas no meio rural, no Estado, 1,3 milhão trabalha com atividades da agroindústria familiar.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por