Emater promove hoje concurso de derivados do milho em Glaucilândia

Jornal O Norte
06/07/2007 às 10:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:08

Principal produto cultivado no município de Glaucilândia, no Norte de Minas, o milho terá ressaltadas suas qualidades gastronômicas e sua importância para a agricultura local, nesta sexta-feira, 06, em evento realizado, a partir das 18h, na Praça Gasparina Maia, no Centro da cidade. O 1º Concurso de Pratos Derivados do Milho, realizado pela Emater e prefeitura de Glaucilândia, tem premiações para os pratos (doces e salgados) selecionados.

- O primeiro colocado receberá um tanquinho, o segundo um fogão e o terceiro lugar, um aparelho de DVD, mas todos os pratos selecionados receberão prêmios - confirmou um dos coordenadores do concurso, o extensionista agropecuário da Emater local, Antônio Dumont Machado do Nascimento. A expectativa é de que 19 associações comunitárias participem do concurso. A comunidade que inscrever o maior número de pratos receberá, como incentivo, uma lavoura de milho que servirá como unidade demonstrativa, com acompanhamento de técnico da Emater.

Durante o evento, será lançado concurso de espantalhos. A iniciativa surgiu da necessidade de tornar mais econômico o manejo da cultura e de prevenir a ocorrência de acidentes nas lavouras, já que muitos agricultores utilizam foguetes para afastar as aves do milharal, segundo Dumont.

- Atualmente, para espantar as aves das plantações, usam-se foguetes, o que gera gasto para o agricultor. A idéia é incentivar o retorno a um costume antigo, quando era utilizado o espantalho, evitando possíveis acidentes, uma vez que o manuseio dos fogos requer muito cuidado -  fundamentou.

A competição será vencida pelo boneco mais original, na avaliação de banca examinadora formada por professores e alunos de universidades de Montes Claros. Todas as comunidades inscritas no concurso de pratos derivados do milho deverão trazer um espantalho. A comunidade vencedora receberá camiseta do evento.

Os pratos inscritos também comporão o livro de receitas do município, cuja publicação está prevista para setembro, de acordo com Dumont.

- Os eventos de Glaucilândia têm por objetivo incentivar o consumo de milho nas residências - completou.

Em Glaucilândia, 508 famílias de agricultores vivem do plantio de milho. A área dedicada ao nutritivo cereal é de 1.700 hectares e sua produção na safra setembro 2006/julho 2007 atingiu 2.500 quilos por hectare, segundo o extensionista da Emater local. Dados do Centro de Informações do Agronegócio da empresa (Ciagro) apontam que o milho está no topo da produção de grãos em Minas Gerais, seguido da soja e do feijão. A área plantada no Estado é de 1.244.694 hectares e a produção da safra 2006/2007, até julho, é de 5.836.313 toneladas. No ano passado a área plantada foi de 1.195.746 hectares, chegando ao total de 4.749.245 toneladas de milho produzido na safra 2005/2006.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por