(Google)
MANAUS - Uma embarcação com cerca de 80 passageiros a bordo naufragou por volta de 1 hora da madrugada desta sexta-feira (19) no rio Arari, na Ilha de Marajó, a quatro horas de viagem fluvial de Belém.
Segundo o 4º Distrito Naval da Marinha, treze pessoas morreram e ao menos 46 estão desaparecidas. Outros 35 passageiros sobreviveram no acidente.
A embarcação "Iate Leão do Norte" estava em situação irregular para navegação devido a problemas com a documentação, informou à Folha a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. O barco estava também superlotado pois tinha permissão para transportar apenas 25 passageiros. A Capitania dos Portos abriu inquérito para apurar o caso.
Uma operação de busca e salvamento com equipes do Corpo de Bombeiros e apoio de navios da Marinha do Brasil está sendo realizada no rio Arari desde as 6 horas de hoje.
O acidente, conforme informações da Marinha, aconteceu quando o barco "Iate Leão do Norte" fazia o trajeto do município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, para Belém. A embarcação havia partido ontem de Vila do Arapixi, no município de Chaves, na mesma região.
Conforme equipes dos bombeiros, a embarcação está totalmente submersa no rio Arari. Não há informação da profundidade das águas. As equipes têm dificuldade de acesso à embarcação devido as águas barrentas do rio e à existência de muitas pedras.
Em nota, a Marinha informou que abriu inquérito para investigar as causas do naufrágio, ainda desconhecidas.