SÃO PAULO - A Polícia Federal afirmou que o sistema responsável pela emissão de passaportes não apresentou problemas em nenhum Estado até as 17 horas desta sexta-feira (25). Na quinta-feira (24), uma falha suspendeu o serviço em todo o país. Mesmo após um trabalho de manutenção o sistema enfrentou instabilidade, de acordo com a assessoria do órgão.
A falha, de acordo com a PF, é resultado de um problema em uma peça, que deverá ser trocada até o início da madrugada. Foram afetados o agendamento, a emissão e a entrega de passaportes. O agendamento e o atendimento relacionados ao registro de estrangeiros também foram prejudicados.
As pessoas que não receberam atendimento foram orientadas a retornar nos próximos dez dias úteis, independente de novo agendamento.
No dia 16 deste mês, o sistema da PF também apresentou um problema que afetou os sistema de passaportes. O órgão disse na ocasião que a empresa contratada para fazer o suporte ao sistema tinha 4 horas para solucionar a falha. Como o problema persistiu por mais tempo, ela foi multada. O nome dela, porém, não foi informado.