(Bruno Haddad/Cruzeiro)
Cruzeiro e River Plate construíram, nessa terça-feira (23), mais um capítulo de um dos confrontos mais tradicionais da América do Sul.
O empate em 0 a 0 no Monumental de Núñez, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores foi o primeiro no histórico de duelos entre as duas equipes.
Em 43 anos de enfrentamento, o retrospecto é amplamente favorável para a Raposa. Nos 14 jogos anteriores, o time estrelado havia vencido 10 e perdido apenas quatro.
Entre os jogos memoráveis entre os dois clubes, destaque para a decisão da Libertadores de 1976, que foi vencida pelo Cruzeiro.
Na ocasião, a equipe celeste venceu goleou o rival por 4 a 1, no Mineirão, no jogo de ida, e foi derrotada por 2 a 1, em Buenos Aires, no duelo de volta.
O terceiro jogo foi disputado em campo neutro, em Santiago, no Chile, e foi vencido pela Raposa por 3 a 2
Na próxima terça-feira (30), às 19h15, os times se enfrentam novamente, dessa vez no Gigante da Pampulha, para definir que seguirá para as quartas de final da Copa Libertadores.
Importante ressaltar que, diferentemente da Copa da Brasil, o maior torneio do continente prevê o gol qualificado, premiando a equipe que marcar mais gols fora de casa em caso de igualdade no placar agregado.
O vencedor do confronto vai enfrentar quem levar a melhor do duelo entre Cerro Porteño, do Paraguai e San Lorenzo, da Argentina.