Provas objetivas e discursivas estão previstas para agosto e as vagas são para delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista
(Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
A Polícia Federal publicou nesta terça-feira (20) abertura de edital com as regras para um novo concurso público da corporação. São mil vagas na área policial e abrangem os cargos de delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista.
A remuneração inicial para os cargos de delegado e perito federal, em todas as especialidades, é de R$ 26.800. Já os cargos de escrivão, agente e papiloscopista contam com salário inicial de R$ 14.164,81.
Do total de vagas a serem preenchidas, 20% são reservadas para negros (pretos e pardos) e indígenas, e 5% para pessoas com deficiência. A jornada de trabalho dos aprovados é de 40 horas semanais.
De acordo com o edital, podem se inscrever graduados de qualquer curso superior para os cargos de escrivão, agente e papiloscopista. Demais vagas exigem formação específica.
O prazo de inscrição começa dia 26 e termina em 13 de junho. As provas e as avaliações iniciais serão aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal. A prova oral, exclusiva para o cargo de Delegado de Polícia Federal, será realizada apenas em Brasília (DF).