Canjica e amendoim

Empresários mineiros do setor alimentício apostam em boas vendas com as festas juninas

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/06/2023 às 15:11.
Os principais artigos inseridos no mix das lojas no período de festas juninas são canjica (71,6%), amendoim (57,8%), pipoca (36,7%) e milho (30,3%) (Divulgação)

Os principais artigos inseridos no mix das lojas no período de festas juninas são canjica (71,6%), amendoim (57,8%), pipoca (36,7%) e milho (30,3%) (Divulgação)

Recente pesquisa da Fecomércio MG para identificar a expectativa dos empresários do comércio varejista de gêneros alimentícios para as comemorações de festa junina 2023 apontou otimismo por parte dos empresários.

Segundo a pesquisa, o movimento nas empresas tende a ser maior na
segunda quinzena do mês, quando serão comemorados os dias de São João (24) e São Pedro (29).

Foram ouvidas 383 empresas, entre os dias 12 e 15 de ste mês. em todo o Estado. A pesquisa quantitativa, baseada em amostra do segmento alimentício do comércio varejista entrevistou, representantes do segmento de minimercados, mercearias, armazéns, padarias, laticínios, doces, balas, açougues, peixarias, hipermercados, supermercados, bebidas e hortifrutigranjeiros.

Tradicionalmente as festas juninas representam potencial e se revelam como uma oportunidade para o comércio aquecer as vendas de diversos segmentos, com destaque para o de produtos alimentícios que registram alta nos negócios durante todo o mês de junho. As empresas investem em decoração e em promoções para atrair os clientes, que acabam levando outros produtos.

Inverno vem aí

A proximidade do inverno aquece o comércio varejista ano após ano, garantindo oportunidades de negócios para várias atividades econômicas. A principal beneficiada é a área de gêneros alimentícios, cujo período impacta de forma positiva, 44,1% das empresas desse segmento no Estado. O levantamento mostra que 59,7% das empresas já haviam feito os investimentos necessários quando entrevistadas e, 2,3% ainda pretendem investir em produtos específicos para a data. Dessas empresas que esperam impacto positivo, 45,5% acreditam em resultados melhores e 31,8% acreditam que os resultados sejam iguais aos do ano passado.

Os empresários apostam no aquecimento do comércio para aumentar as suas vendas. Os principais artigos inseridos no mix das lojas no período de festas juninas são canjica (71,6%), amendoim (57,8%), pipoca (36,7%) e milho (30,3%).

Melhor que 2022

Entre os empresários impactados pela data, 45,5% acreditam que o
resultado das vendas do período será melhor, se comparados com o ano
passado. Para 31,8%, a expectativa é que seja igual e, será pior para
14,2%. Para 27,1%, a expectativa de vendas melhores este ano é
justificada pelo aquecimento do comércio, enquanto para 17,7%, o fim da
pandemia é o motivo e, para 17,7%, o otimismo.

A expressividade da data é apontada por 9,4% para explicar a boa expectativa. Para aqueles com expectativa de piora nas vendas, o motivo mais apontado foi a crise econômica (31%). Os valores altos dos produtos (17,2%), a cautela do consumidor (13,8%), a mudança do governo (13,8%) e o endividamento do consumidor (10,3%), são justificativas dos empresários que chamam a atenção na pesquisa.

A forma de pagamento para o período, segundo os empresários, deverá
ser com cartão de crédito à vista (38,9%), seguidas pelo Pix (24,7%) e
cartão de débito à vista (14,8%). O gasto médio do consumidor, segundo os empresários, (24,5%) não soube indicar. Contudo, (43,6%) informaram que devem girar em torno de R$50,01 a R$100.

Das empresas impactadas pelas comemorações, (72,0%) realizam vendas on-line para impulsionar as vendas. Dessas, (61,8%) utilizam o WhatsApp para negociar e vender seus produtos, (16,2%) estão em aplicativos de entrega, (14,7%) utilizam o Instagram e (7,4%) utilizam sites próprios.

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