(Valeria Marques)
Pelo menos 10 mil brasileiros já produzem a própria energia por meio de sistema fotovoltaico, que gera energia elétrica através da luz do sol. A alternativa é promessa de economia na conta de luz. Em épocas de reservatórios com níveis baixos, os valores podem, inclusive, vir nas alturas. Assim, a instalação de placas de energia fotovoltaica surge como opção.
Engenheira eletricista e coordenadora dos cursos de Engenharia das Faculdades Kennedy, Valéria Oliveira diz que a implantação desse tipo de sistema ainda é cara, mas existem linhas de crédito que facilitam a aquisição sem juros e com o valor parcelado. Mas, segundo ela, compensa: há várias vantagems e o retorno sobre o investimento aparece em torno de cinco anos.
O primeiro benefício é a redução do valor da conta de luz, que pode chegar a 90%. O único custo, depois da instalação, é da manutenção e limpeza das placas.
Outra vantagem é a valorização do imóvel. O possível comprador terá energia infinita, a baixo custo, o que eleva o valor da residência, de um sítio ou do imóvel comercial.
A coordenadora dos cursos de Engenharia das Faculdades Kennedy explica ainda que muitas pessoas utilizam as placas como cobertura, principalmente de garagens, ao invés de colocar telhado.
Mas a docente alerta que, apesar da instalação ser simples, é preciso contratar uma empresa especializada para fazer o serviço. Além de fazer todo o projeto, o prestador ainda faz o cadastro nas concessionárias e solicita a troca do padrão comum para um específico para energia fotovoltaica.
Acompanhe a entrevista na íntegra.