Candidatos se enfrentam no primeiro debate do segundo turno da eleição
Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) em debate na rádio Itatiaia (Reprodução/ Youtube)
Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) denunciou nesta quinta-feira (23) que 60% das escolas da capital estão sem o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Fuad Noman (PSD), atual prefeito, minimizou a situação e afirmou que é preciso “inverter a ordem”. Os dois adversários se enfrentam no primeiro debate do segundo turno da eleição nesta quinta-feira (24) na rádio Itatiaia.
“É preciso inverter a ordem, já tem 40% protegido. Esse é o histórico que a prefeitura recebeu e estamos fazendo todo o esforço para pôr isso em dia. Independente de ter o AVCB, todas as medidas de segurança das crianças estão sendo adotadas. Não temos nenhum tipo de problema nesse caso”, destacou Fuad.
Na réplica, Engler afirmou que é “lamentável” o prefeito considerar como “bom ou satisfatório” ter 40% das escolas da capital com o AVCB. Por outro lado, Fuad destacou que, durante o seu mandato, as crianças de BH sempre estiveram “muito bem cuidadas”.
Um levantamento do Instituto Sigdados, realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, mostrou o prefeito Fuad Noman (PSD) com 45,33% das intenções de voto contra 35,58% de Bruno Engler (PL). A pesquisa, realizada presencialmente, em domicílio, com maiores de 16 anos, foi registrada no TSE sob o número MG-01806/2024.
Já a pesquisa Ipimob, feita com 2.003 eleitores via WhatsApp entre 17 e 22 de outubro, apontou que o atual chefe do Executivo municipal tem 56,7% das intenções de voto para o 2º turno da eleição, contra 37,8% do candidato do PL. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-04334/2024, a pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.
Bruno Engler (PL) foi o candidato mais votado do primeiro turno das eleições municipais. O candidato do PL recebeu 34,38% dos votos (435.853). Fuad Noman (PSD), por outro lado, ficou na vice-liderança, com 26,54% dos votos (336.442).
Leia mais: