(Guilherme Guimarães)
O atacante David, destaque do Vitória em 2017 e contratado pelo Cruzeiro em 2018, está no meio de polêmicas. O jogador, que desde o dia 11 de janeiro se encontra em Belo Horizonte, ainda não treinou em campo com os demais companheiros, e também não viu o clube celeste depositar para o Rubro-Negro baiano os R$ 10 milhões pela compra de 70% de seus direitos econômicos. O motivo para isso é um só: uma lesão grave no músculo posterior da coxa direita do jovem avante.
Segundo apurou o Hoje em Dia com pessoas do convívio pessoal do jogador, a lesão sofrida por David na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, no triunfo do Vitória diante da Ponte Preta, foi de grau 3. Nível elevado de acordo com padrões médicos, e que geralmente desencadeia uma ruptura completa do músculo (ou de parte dele). E sem que haja cicatrização dessa lesão o Cruzeiro, que se garante contratualmente, não fará o pagamento.
"Está tudo em contrato, tenho conversado diretamente com o presidente, senhor Ricardo David, e o vice-presidente Francisco Salles. Realmente existe ansiedade, como todo clube tem necessidade de entrar dinheiro, um início de ano onde tem os campeonatos regionais. Conversei com ele [Ricardo David] que estaria sendo feita essa reavaliação do jogador para que a gente possa concretizar essa negociação.”, disse o diretor de futebol celeste Marcelo Djian, em entrevista à Rádio Itatiaia.
O não pagamento por parte do Cruzeiro fez o Vitória reclamar publicamente, sem que houvesse um detalhamento mais preciso sobre a lesão do jogador. Mas, segundo apurou o HD, não houve por parte do Vitória o devido tratamento pela lesão de David.
O clube baiano liberou o atleta para o período de férias sem que uma agenda específica para o tratamento da lesão fosse feito. E ao chegar ao Cruzeiro David foi constatado com grave lesão. A diretoria estrelada sabendo disso fez valer o contrato, tomando o direito de arcar com o devido pagamento apenas quando à lesão estivesse 100% curada.
“O David chegou machucado e no contrato feito quando da aquisição dele, teria que ser aprovado no exame médico. No início da próxima semana faremos nova reavaliação no departamento médico, e a partir dos resultados será tomada uma decisão. A evolução parece que está sendo boa, está havendo cicatrização. O David ficará conosco sim”, comentou Djian.
Nesta quarta-feira (24) o departamento médico celeste fará mais um exame de imagem no músculo posterior da coxa direita de David. A partir desse resultado é que novas conversas serão administradas com os baianos, que polemizaram à contratação via imprensa pela falta de pagamento.
“A gente espera cumprir o contrato. Há cláusula de o jogador ser aprovado no exame médico, coisa que não foi aprovado. Esperávamos que o jogador, sinceramente, chegasse em uma situação melhor em virtude de ter se machucado na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Mas não cabe a nós avaliar o que aconteceu ou não. Estamos fazendo o tratamento nele nessas duas semanas, praticamente, que ele está conosco. Estamos ansiosos de concretizar a contratação o mais rápido possível (...) O tratamento feito no departamento médico está sendo muito bom. Ele sim, será aproveitado na Libertadores, o grande objetivo é esse. O clube investiu um valor bem alto e confiamos bastante nele. Pelo que estamos conversando com o jogador, ele está feliz de vestir a camisa do Cruzeiro. É mais essa ansiedade do Vitória em receber que está causando essa polêmica”, finalizou o dirigente cruzeirense.