Sujeira se concentra no entorno da Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Santa Efigênia
(Fernando Michel/Hoje em Dia)
Maior colégio eleitoral de Belo Horizonte, a Escola Municipal Santos Dumont, que fica na avenida Mem de Sá, no bairro Santa Efigênia, região Leste da cidade, amanheceu tomada por santinhos de candidatos despejados no chão.
Os papéis estão concentrados, em maior parte, na entrada da unidade escolar, que é o maior colégio eleitoral da capital, a escola tem 11.109 eleitores aptos a votarem no local.
Apesar de ser comum em dias de eleição, a distribuição de “santinhos” é proibida pela Justiça Eleitoral. Quem for pego pode sofrer detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$5 mil a R$15 mil, conforme previsto no parágrafo 5º do artigo 39 da Lei nº 9.504/1997.
De acordo com a legislação eleitoral, a prática da “boca de urna” é proibida em qualquer lugar no dia da votação. A ação se configura como tentativa de influenciar o voto por meio da atuação de cabos eleitorais e demais ativistas junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral
Leia mais:
Quase 2 milhões de eleitores vão às urnas em BH neste domingo
Vai chover ou fazer calor neste domingo de eleição? Veja previsão